Entregue nesta semana aos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e da Igualdade Racial, publicação conta com participação de especialistas da República.org
Integrantes do Movimento Pessoas à Frente estiveram em Brasília (DF) na última quarta-feira (3) para entrega, ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e ao Ministério da Igualdade Racial, do documento Recomendações para a Promoção de Equidade Étnico-Racial no Serviço Público Brasileiro.
A professora de gestão pública Renata Vilhena (presidente do conselho da República.org) e o cientista social Diogo Lima (coordenador de portfólio do instituto e membro do Comitê de Governança do Movimento) fizeram parte da comitiva, recepcionada também por representantes do Ministério da Justiça e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Vilhena e a diretora executiva da República.org, a economista Helena Wajnman, estão entre os 50 participantes da publicação, lançada nesta sexta-feira (5) no site movimentopessoasafrente.org.br.
Formado por servidores públicos de diferentes entes federativos, além de especialistas e profissionais do terceiro setor de todo o país, o grupo de trabalho responsável pelo documento tem o suporte técnico da Mahin Consultoria Antirracista.
No volume, 27 propostas apontam caminhos possíveis para uma composição étnica justa em órgãos públicos, inclusive nos cargos de lideranças. Com o objetivo de mitigar o impacto do racismo estrutural na administração pública brasileira, as recomendações abordam políticas transversais, de atração e seleção, e de desenvolvimento e desempenho.
Criado por organizações do terceiro setor, o Movimento Pessoas à Frente atua desde 2017 para fomentar o debate sobre o papel e a importância das pessoas que atuam no serviço público do Brasil, a partir de dados analisados e sistematizados em artigos, documentos e pesquisas.
Clique aqui para acessar Recomendações para a Promoção de Equidade Étnico-Racial no Serviço Público Brasileiro.