Profissionais do setor público envolvidos no desenvolvimento e implementação de políticas, planos e programas têm a oportunidade de concorrer na premiação
Servidores municipais, estaduais e federais já podem se candidatar ao Prêmio Espírito Público (PEP), que chega à sua sexta edição em 2024. Com inscrições disponíveis até 15 de janeiro, a premiação visa destacar iniciativas que estão fazendo diferença na vida dos brasileiros.
Para concorrer, é necessário ser um profissional do setor público ou um funcionário público celetista com pelo menos cinco anos de experiência.
Essencial para a efetividade na prestação de serviços à população, a área de Gestão e Planejamento é uma das sete categorias apresentadas pelo próximo PEP. Entre suas principais responsabilidades estão a alocação estratégica e transparente de recursos públicos, a prevenção de crises e antecipação de problemas, e a implementação de políticas que promovam o desenvolvimento econômico, social e ambiental de maneira equilibrada e sustentável.
Conheça os temas da categoria Gestão e Planejamento no Prêmio Espírito Público:
— Políticas e ações de finanças públicas dedicadas ao combate às desigualdades
— Processos de contratação e aquisição de bens e serviços governamentais alinhados aos princípios da administração pública
— Ações eficientes e sustentáveis relacionadas ao suprimento, transporte, mobilidade urbana e serviços de infraestrutura
— Gestão e operação coordenadas de processos e procedimentos administrativos, aderentes aos princípios administrativos
— Práticas de promoção da integridade e mecanismos de prestação de contas (accountability), bem como publicidade de informações
— Implementação e gestão de sistemas de tecnologia da informação e comunicação avançada
— Segurança pública
Os participantes devem atentar-se aos critérios de avaliação do júri especializado, que busca projetos capazes de inspirar outros profissionais, impulsionar melhorias nos serviços públicos, encontrar soluções para desafios, articular diferentes agentes e áreas de políticas públicas, além de promover diversidade e representatividade.
Como participar
A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo site premioespiritopublico.awardsplatform.com. Ao acessar a plataforma, o candidato passa por etapas como o preenchimento do cadastro com dados pessoais e do projeto, além do formulário de Análise de Elegibilidade. Também é necessário anexar os documentos obrigatórios.
Reconhecimento
Além de conquistar visibilidade nacional, os projetos vencedores do Prêmio Espírito Público recebem R$ 10 mil em dinheiro. Os responsáveis por cada projeto também são convidados a ingressar na Rede Espírito Público, uma comunidade de desenvolvimento profissional na qual podem se conectar a outros servidores e participar de atividades de formação.
Importância à missão pública
Criado e organizado pela parceria Vamos, com o objetivo de valorizar servidores públicos e estimular o aperfeiçoamento dos serviços essenciais, o Prêmio Espírito Público já laureou mais de 80 profissionais e recebeu mais de 5 mil inscrições desde 2018. Na lista de vencedores, destacam-se tanto agentes da linha de frente quanto servidores de áreas estratégicas no setor público. O histórico completo da premiação está disponível no site premioespiritopublico.org.br.
Veja também como se inscrever em outras categorias:
— Desenvolvimento Social
— Educação
— Gestão de Pessoas
— Meio Ambiente e Emergência Climática
— Saúde Mental de Adolescentes
— Saúde