Servidores públicos municipais, estaduais e federais podem inscrever suas iniciativas até 15 de janeiro
O Prêmio Espírito Público (PEP), conhecido por reconhecer e incentivar a inovação no serviço público, traz uma novidade histórica em sua sexta edição: a categoria Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes.
Concebida em parceria com o Instituto Cactus, a nova categoria é dedicada a projetos que impactam positivamente jovens brasileiros entre 12 e 18 anos. São aceitas desde iniciativas focadas no desenvolvimento humano em ambiente escolar até ações que lidam com os efeitos da pandemia de Covid-19.
O Prêmio Espírito Público tem como propósito não apenas identificar projetos exemplares, mas também estimular a disseminação e a replicação dessas ações pelo Brasil. A saúde mental dos adolescentes é uma preocupação global crescente, e lançar luz sobre essa área é fundamental para criar sociedades mais saudáveis e resilientes.
Servidores e empregados públicos municipais, estaduais e federais têm até o dia 15 de janeiro para fazer a inscrição. A premiação é direcionada a profissionais com mínimo de cinco anos de atuação no setor público.
Conheça os temas da categoria Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes no Prêmio Espírito Público:
— Desenvolvimento humano de adolescentes no ambiente escolar ou de aprendizagem
— Capacidade dos adolescentes de superar adversidades significativas e de se adaptar às mudanças
— Determinantes sociais da saúde (tais como fatores sociais, alimentação, violência e condições de moradia) na promoção e prevenção da saúde mental dos adolescentes
— Acesso dos adolescentes aos serviços de saúde mental
— Cuidado entre os pares (de adolescente para adolescente)
— Iniciativas envolvendo famílias e/ou cuidadores de adolescentes
— Impacto dos fatores socioeconômicos na promoção e prevenção da saúde mental dos adolescentes
Os participantes devem observar os critérios de avaliação do júri especializado, que procura por projetos capazes de inspirar outros profissionais, impulsionar melhorias nos serviços públicos, encontrar soluções para desafios, articular diferentes agentes e áreas de políticas públicas ou promover diversidade e representatividade.
Como participar
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site premioespiritopublico.awardsplatform.com. Ao acessar a plataforma, o candidato passa por etapas como preenchimento de cadastro com dados pessoais e do projeto, e um formulário de Análise de Elegibilidade. Também é necessário anexar os documentos obrigatórios.
Reconhecimento
Além de conquistar visibilidade nacional, os projetos vencedores do Prêmio Espírito Público recebem R$ 10 mil em dinheiro. Os responsáveis por cada projeto também são convidados a ingressar na Rede Espírito Público, uma comunidade de desenvolvimento profissional em que podem se conectar a outros servidores e participar de atividades de formação.
Importância à missão pública
Criado e organizado pela parceria Vamos, com o intuito de valorizar servidores públicos e estimular a melhoria dos serviços essenciais, o Prêmio Espírito Público já reconheceu mais de 80 profissionais e recebeu mais de 5 mil inscrições desde 2018. A lista completa dos vencedores está disponível no site premioespiritopublico.org.br.
Veja também como se inscrever em outras categorias:
— Desenvolvimento Social
— Educação
— Gestão de Pessoas
— Gestão e Planejamento
— Meio Ambiente e Emergência Climática
— Saúde