Parceria entre República.org e Cobogó, obra destaca democracia, diversidade e gestão de pessoas no serviço público brasileiro
O livro República em Notas foi indicado como semifinalista ao Prêmio Jabuti Acadêmico. A obra, organizada por Vanessa Campagnac e Gabriela Lotta, reúne análises de 26 autores, incluindo profissionais da administração pública e especialistas da área. Os textos abordam temas cruciais para a melhoria da gestão pública no Brasil, como democracia, diversidade, orçamento público e gestão de pessoas.
Um dos mais consagrados prêmios literários do Brasil, o Jabuti criou em 2024 a categoria Acadêmico para reconhecer obras de excelência nas áreas científicas, técnicas e profissionais. A indicação de República em Notas reflete a importância das discussões propostas no livro e da contribuição dos autores para a qualificação do setor público.
Motivações para o livro
Campagnac e Lotta contam que o livro é fruto de um esforço coletivo para analisar e propor soluções aos desafios enfrentados pela administração pública brasileira. Organizado pela República.org e editado pela Cobogó, República em Notas busca promover um serviço público mais efetivo e inclusivo, alinhado com os princípios democráticos.
“O livro surgiu da necessidade de ampliar a reflexão e o diálogo sobre gestão pública no Brasil, especialmente sobre gestão de pessoas no serviço público, a partir de textos de especialistas em diversos assuntos”, explica Campagnac, gerente de Dados e Comunicação da República.org.
Lotta, pesquisadora e professora de administração pública e governo na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, e conselheira da República.org, complementa: “percebemos que tínhamos um acúmulo muito interessante de textos na coluna República em Notas que mereciam uma organização, sistematização e divulgação por outros meios. A ideia era reunir um conjunto coerente de notas que ajudassem a compreender a administração pública e as agendas para seu fortalecimento”.
Mais diversidade e inclusão no serviço público
A diversidade e a inclusão são hoje agendas centrais para pensar a administração pública no mundo todo, e República em Notas enfatiza essas questões. Gabriela Lotta, uma das maiores referências no Brasil no estudo da burocracia e da implementação de políticas públicas, ressalta que a legitimidade da administração pública depende da sociedade se reconhecer na burocracia e ver suas demandas e necessidades também reconhecidas. Para isso, aponta a especialista, é essencial ter uma burocracia mais diversa e inclusiva, que represente o perfil da população.
“Essa ideia é tratada no livro de diversas formas, com uma seção inteira dedicada à diversidade de gênero e raça, além de outros capítulos que discutem esses temas no contexto da administração pública”, diz Lotta.
Vanessa Campagnac, que atuou por mais de 10 anos como servidora e pesquisadora no Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, reforça que “diversidade e burocracia representativa são temas que permeiam vários textos do livro, trazendo a visão basilar e transversal que merecem”.
Reconhecimento e impacto acadêmico
Além de reconhecer o trabalho dos organizadores e autores, a indicação ao Prêmio Jabuti Acadêmico indica a relevância de República em Notas para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.
“Nosso principal objetivo com a coluna República em Notas e agora com o livro é disseminar reflexões qualificadas sobre o setor público brasileiro, de forma a inspirar uma agenda de transformações no sentido da inclusão, da qualidade e da efetividade das políticas públicas”, enfatiza Lotta. “A indicação para o Jabuti contribui muito com isso, já que o livro passa a ser mais conhecido e, portanto, pode alcançar um público maior de pessoas que discutem e refletem sobre a administração pública no Brasil.”
Campagnac celebra a indicação: “sermos semifinalistas desta primeira edição do prêmio é uma honra e um reconhecimento mais do que merecido do trabalho destes autores incríveis que gentilmente nos brindaram com seus conhecimentos e ensinamentos. Estamos muito felizes de poder compartilhar de forma mais ampla debates tão caros à gestão pública”. E completa: “vida longa ao República em Notas!”.
Os cinco finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico serão anunciados nesta quinta-feira, 18 de julho, às 12h. As obras vencedoras serão reveladas em uma cerimônia oficial no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, em 6 de agosto.
Para mais informações sobre a lista completa dos semifinalistas, acesse o site oficial do Prêmio Jabuti.