Conheça o Índice de Qualidade da Burocracia, ferramenta que mede a eficiência do serviço público

Por meio de pesquisa inédita, República.org fornece diagnósticos estratégicos para aprimorar a gestão pública

A eficiência do serviço público começa pela qualidade de sua burocracia, e é exatamente isso que o Índice de Qualidade da Burocracia Pública (IQB) busca mensurar.

Desenvolvido pela República.org, o índice parte de boas práticas de gestão de pessoas e princípios da burocracia weberiana — profissionalizada, impessoal e baseada no mérito — para avaliar a percepção dos servidores estaduais sobre o ambiente de trabalho e a organização em que atuam.

A pesquisa é direcionada a estados e municípios que necessitam de diagnósticos estratégicos para aprimorar a gestão pública.

Como medir a qualidade da burocracia pública?

O Índice de Qualidade da Burocracia Pública é composto por indicadores obtidos a partir de um questionário aplicado a uma amostra de servidores públicos.

A abordagem permite capturar com precisão as percepções dos profissionais sobre autonomia, profissionalização, suporte organizacional e qualidade do ambiente de trabalho, entre outros fatores-chave para uma administração pública eficiente.

Para que serve o Índice de Qualidade da Burocracia Pública?

O IQB não se limita a ser uma ferramenta diagnóstica. Ele funciona como um suporte estratégico para gestores ao oferecer análises sobre o grau de autonomia e profissionalização dos servidores, e a eficácia das políticas de gestão de pessoas.

Além disso, o índice funciona como um complemento ao Panorama de Gestão de Pessoas (PGP), já que avalia se as políticas implementadas estão alcançando os resultados desejados.

Com informações segmentadas, os resultados podem ser usados para desenvolver estratégias que promovam melhorias no ambiente de trabalho e na atuação dos profissionais públicos, o que contribui para a modernização e eficiência do setor.

Entenda como o IQB é aplicado

A aplicação do Índice de Qualidade da Burocracia segue etapas que buscam garantir confiabilidade e eficiência nos resultados:

Formalização: o estado interessado formaliza a adesão como envio de ofício ao secretário, acompanhado de termos de sigilo para acesso aos dados de contato dos servidores;

Coleta de dados: a pesquisa é aplicada a uma amostra estratificada de servidores sorteados a partir do cadastro estadual. Eles recebem o questionário por e-mail, e suas respostas são usadas para calcular os indicadores;

Entrega do relatório: após três meses de trabalho, o estado recebe um relatório com análises segmentadas por tipos de vínculos, sexo, raça/cor e cargos de liderança. O documento engloba apresentações para lideranças e apoio na formulação de estratégias.

Diagnóstico estratégico sem custo financeiro

O IQB não tem fins lucrativos e, portanto, não tem custos para os estados.

Em três meses — contando com um mês para planejamento, um mês para coleta de dados e um mês para consolidação dos resultados —, gestores públicos têm acesso a um panorama completo que pode orientar decisões estratégicas e potencializar as entregas do serviço público.

Para completar, o índice coloca os servidores no centro das decisões, já que capta diretamente as suas percepções e cria um ambiente mais alinhado a seus desafios e necessidades.

📧 Escreva para dados.pesquisa@republica.org e saiba mais.

Compartilhe:

Veja outros projetos

Eixos de projetos filtro

Iniciativa oferece capacitação estratégica em gestão de pessoas para servidores públicos

Iniciativa oferece rede de apoio para a capacitação de mulheres no serviço público, setor privado e terceiro setor

Iniciativa oferece bolsas de estudo para curso de curta duração e programas de mestrado, com objetivo de fortalecer competências em gestão de pessoas

Coalizão reúne diversos atores para transformar a administração pública por meio de uma agenda propositiva de gestão de pessoas e de lideranças

Projeto usa a criatividade artística para tornar o setor mais dinâmico, inclusivo e comprometido com o bem-estar social

Iniciativa reconhece inovação e impacto social em ações desenvolvidas por servidores públicos

Assine nossa newsletter e saiba tudo sobre serviço público e gestão de pessoas