O Instituto Republica apoia projetos que utilizem a academia e as artes no efetivo aprimoramento de profissionais públicos, contribuindo para uma mudança significativa das expectativas sobre o setor público no Brasil. São projetos implementados em diferentes regiões do país que incidem sobre os três níveis governamentais, ressaltando o protagonismo dos servidores públicos e sua atuação junto à sociedade.

O Prêmio Espírito Público é uma iniciativa coletiva de diversas instituições, co-realizado pelo Instituto República e pela Agenda Brasil do Futuro, ambas organizações sem fins lucrativos que têm entre seus objetivos o apoio e o reconhecimento de profissionais públicos. O objetivo geral dessa iniciativa é de reconhecer e celebrar profissionais públicos com uma trajetória de grandes contribuições para o Brasil. A primeira edição foi realizada em 2018, celebrando 15 profissionais públicos de quatro categorias: educação, meio ambiente, gestão e segurança.

O programa tem o objetivo de contribuir para a formação de novos quadros de lideranças femininas no setor público brasileiro, reunindo um grupo de 20 mulheres servidoras públicas de diferentes áreas, de nível hierárquico de gerência e supervisão para participar de módulos de treinamento presencial e online, sendo um dos módulos oferecido no verão americano (julho) no campus da Columbia University, em Nova Iorque. O programa terá duração de 12 meses e será composto por atividades de treinamento e de networking encadeadas com foco em 3 eixos temáticos, sendo eles: comunicação e ética na gestão pública, empreendedorismo e liderança. O objetivo é que este programa potencialize a formação de rede entre estas mulheres e suas habilidades como gestoras.

A Residência em Capital Humano no Setor Público, uma iniciativa do Instituto República, selecionou 15 profissionais para trabalhar orientados por um desafio, anunciado a cada edição anual. Ao longo da Residência, os 15 participantes selecionados deverão trabalhar em pequenos grupos para identificar, desenvolver, testar e apresentar soluções para o desafio proposto. A primeira edição foi lançada em setembro de 2018, com previsão de encerramento em abril de 2019.

Imersão de artistas durante um ano em repartições públicos, para construir processos e/ou objetos em colaboração com os funcionários desses espaços. O RAIR foi inspirado no programa PAIR – Public Artists in Residence, realizado em NY desde 2015, pelo New York City Department of Cultural Affairs. Em 2018, primeiro ano do RAIR no estado do Rio de Janeiro, o Instituto República dará duas bolsas para dois artistas – Tatiana Altberg e Cadu – desenvolverem seus trabalhos na Secretaria Estadual de Segurança Pública e na Secretaria Municipal de Educação, respectivamente. O programa teve em início em Março de 2018 com previsão de encerramento no primeiro semestre de 2019.

O Centro de Liderança Pública (CLP), instituição sem fins lucrativos localizada em São Paulo e que se dedica, entre outras coisas, a formação de lideranças do e para o setor público, possui uma pós-graduação lato sensu chamada Master em Liderança e Gestão Publica (MLG), que encontra-se atualmente em sua turma 5. Este programa reúne profissionais de diversos estados do país e com diferentes backgrounds num curso de 16 meses, que inclui um módulo internacional de uma semana na Oxford University (até a turma 3 o módulo internacional era na Harvard University). Desde 2016 (terceira turma do programa), o Instituto República oferece 4 bolsas de estudo para esta formação, para profissionais públicos do estado do Rio de Janeiro.

O Lidera Rio, iniciativa do SEBRAE/RJ, é uma ferramenta na promoção da gestão pública empreendedora e do desenvolvimento sustentável dos municípios. Composto de diversas frentes de atuação, o Instituto República apoia em parceria com a instituição, o Projeto de Formação de Líderes com Foco em Resultados. Esta formação tem o objetivo de proporcionar aos líderes públicos um programa avançado de capacitação e mentoria de lideranças para execução de ações estratégicas, auxiliando-os no desenvolvimento de projetos que potencializarão mudanças transformadoras com o objetivo de alavancar o desenvolvimento econômico alinhado com 4 pilares: Planejamento Urbano para lideranças, Sustentabilidade e resiliência, ambiente de negócios e desenvolvimento econômico.