Curso oferece bolsas de estudo a mulheres de todo o Brasil que atuam em cargo de gestão nos setores público, privado e terceiro setor

Brasileiras participantes do Columbia Women’s Leadership Network. Foto: CGC Rio.

A República.org está entre os apoiadores da quinta edição do programa de formação de lideranças femininas da Columbia (Columbia Women’s Leadership Network in Brazil), que oferece bolsas de estudo a mulheres de todo o Brasil atuantes em posições de gestão nos setores público, privado e terceiro setor.

Desenvolvido pela renomada Universidade Columbia, dos Estados Unidos, o curso conta com aulas tanto no Brasil quanto no campus da instituição, em Nova York. As inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro e podem ser feitas pelo site da Columbia Global Centers Rio, um dos 10 centros de estudos, pesquisas e incentivos acadêmicos mantidos pela instituição em todo o mundo.

A República.org tem apoiado a iniciativa da Columbia desde a edição de estreia, em 2018. Pioneiro no país, o programa tem como maior trunfo a criação de uma rede de mulheres líderes que compartilham objetivos sociais em comum. O propósito é impulsionar o progresso econômico e humano no país, em diversas áreas.

A rede propicia uma troca de experiência única. Aprendemos com o que as outras mulheres aprendem também.

Bem-estar social

A República.org tem apoiado a iniciativa da Columbia desde a edição de estreia, em 2018, com o patrocínio de bolsas para servidoras públicas. Pioneiro no país, o programa tem como maior trunfo a criação de uma rede de mulheres líderes que compartilham objetivos sociais em comum. O propósito é impulsionar o progresso econômico e humano no país, em diversas áreas.

Campus da Universidade Columbia. Foto: Divulgação.

“A rede propicia uma troca de experiência única. Aprendemos com o que as outras mulheres aprendem também”, destaca Vanessa Campagnac, gerente de Dados e Comunicação da República.org e participante da segunda edição do programa, realizada em 2019.

Naquela época, Vanessa ocupava o cargo de pesquisadora no Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, onde trabalhou por mais de 10 anos. “O impacto do programa na minha carreira foi enorme, pois me impulsionou, a partir das experiências das outras mulheres da rede, a me movimentar, a ter coragem para buscar uma nova inserção profissional”, conta.

Doutora em ciência política com duas décadas de experiência em pesquisas voltadas para a gestão pública brasileira, Vanessa ingressou na República.org em 2020. Atualmente, entre outras iniciativas da organização, ela lidera plataformas como a República em Dados e a República em Notas, que auxiliam os governos no desenvolvimento de políticas para a melhoria da gestão de seus servidores.

Pré-requisitos

Para se candidatar ao processo seletivo, as interessadas devem ser mulheres com ensino superior completo, aproximadamente três anos de experiência em cargos de gestão e proficiência em inglês. A documentação necessária para a inscrição inclui carta de recomendação, carta de motivação, currículo, comprovante do pagamento da taxa de R$ 150 e carteira de identidade.

Há um total de 30 bolsas de estudo disponíveis, que podem cobrir parcial ou integralmente as despesas relacionadas às aulas e à alimentação durante as sessões. Para acessar o edital e obter mais informações, clique aqui.

Inscreva-se na nossa newsletter