Com participação de gestores públicos e especialistas, evento destacou a colaboração e inovação

Por Célia Costa, especial para República.org

Grupo de servidores participantes do Encontro da Rede Espírito Público, no Rio. Foto: Douglas Shineidr.

Uma visita ao Palácio da Cidade do Rio de Janeiro, um belo exemplar da arquitetura georgiana e local de trabalho do prefeito, encantou os profissionais públicos vencedores das edições do Prêmio Espírito Público (PEP) durante o 1º Encontro da Rede Espírito Público, no último dia 27 (sexta-feira).

Para dar as boas-vindas aos servidores, Helena Wajnman, diretora-executiva da República.org, expressou sua gratidão a todos que vieram de Norte a Sul do país para participar do evento. Ela enfatizou que o serviço público é o único caminho para o desenvolvimento e que a rede de pessoas é fundamental para esse propósito.

Janiele de Paula, coordenadora da Fundação Lemann, que foca na equidade para lideranças no setor público, compartilhou sua experiência de vida, destacando a importância de ouvir diversas histórias únicas. Gláucia Macedo, gerente no Instituto humanize, também demonstrou seu agradecimento aos vencedores do PEP, enfatizando a necessidade de apoiar iniciativas que fortaleçam a gestão pública.

No painel intitulado “Conexão em redes para um Estado efetivo”, moderado por Gláucia, profissionais discutiram suas experiências de trabalho em rede. Joyce Trindade, secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher, enfatizou a importância de trabalhar em rede para alcançar metas mais amplas, especialmente ao lidar com questões complexas como a violência contra mulheres.

“Caminhar sozinho até dá certo, mas vemos que trabalhar em rede possibilita que a gente chegue mais longe”, disse. Ela também compartilhou desafios, incluindo a complexidade em encontrar profissionais qualificados para apoiar iniciativas específicas. “Criamos um centro de atendimento às mulheres vítimas de violência, mas esbarramos na dificuldade de encontrar psicólogas especializadas no assunto. Nem sempre encontramos pessoas preparadas.”

Helena Wajnman e Chicão Bulhões debatem no Palácio da Cidade (RJ). Foto: Douglas Shineidr.

Rafael Abreu, subsecretário estadual de Planejamento e Gestão do Governo do Rio de Janeiro, ressaltou a importância de adotar ideias inovadoras de grupos de mensagens de servidores em todo o país, promovendo uma hierarquia horizontal. Ele incentivou os servidores a não terem receio de compartilhar boas propostas e a colaborarem de forma mais ampla.

Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro, representando o prefeito Eduardo Paes, expressou sua gratidão por receber os servidores e enfatizou a importância de equilibrar a política e a burocracia no serviço público. Em um bate-papo com Helena Wajnman, ele destacou o desafio na relação dos servidores com órgãos de controle, afirmando que é essencial não demonizar o trabalho político nem o técnico.

Inscreva-se na nossa newsletter