Inscreva-se na newsletter:

Quem somos

A República.org é um instituto filantrópico, apartidário, não corporativo antirracista e 100% dedicado a melhorar a gestão de pessoas no serviço público do Brasil.

Fazemos isso investindo em projetos que nasceram com esse mesmo objetivo. Financiamos iniciativas criadas por parceiros, instituições e pessoas que têm a mesma vontade que a gente: desenvolver e valorizar os profissionais do setor público no país.

150+

Projetos apoiados e realizados

117

Líderes na Rede República

140+

Profissionais públicos reconhecidos

45+

Eventos apoiados e realizados

Nossa Equipe

Aqui, profissionais de vários perfis e contextos somam um conhecimento rico para mover tudo que fazemos, todos os dias.

Ana Paula Pellegrino

Diretora Executiva

Ana Paula Pellegrino é internacionalista pela PUC-Rio e mestre em Relações Internacionais pela mesma universidade. Foi pesquisadora do Instituto Igarapé, nos programas de política de drogas, justiça criminal e segurança pública, e coordenadora da tecnologia da Impulsogov, onde liderou o desenvolvimento de plataformas como o Farol Covid. É doutoranda do Departamento de Governo da Universidade de Georgetown.

Bárbara Cardozo

Analista de Projetos

Graduada de Administração na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), Bárbara já atuou na área de comunicação e dentro da FGV no segmento de projetos e na área cultural.

Diogo Lima

Diogo Lima

Coordenador de Projetos

Diogo é Cientista Social pela UENF e especialista em Gestão Pública pelo INSPER. Atuou durante 4 anos no serviço público municipal em posições de liderança nas áreas de desenvolvimento regional e promoção da equidade racial. Liderou a aprovação da lei de inclusão e publicação de dados raça/cor na prefeitura de Campos dos Goytacazes e construiu o plano estratégico do Consórcio Intermunicipal do Norte e Noroeste Fluminense. Foi analista sênior de parcerias e projetos no Vetor Brasil.

Isabela Tramansoli

Isabela Tramansoli

Gerente de Projetos

Gestora Pública formada pela Universidade de São Paulo (USP) e mestranda em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Isabela Tramansoli atua há quase 10 anos em projetos de melhoria da gestão pública, com propósito de gerar transformação social e promoção de uma sociedade democrática e inclusiva. Atualmente é Gerente de Projetos da República.org responsável pelo portfólio de projetos de valorização e reconhecimento de profissionais públicos e por iniciativas realizadas em parceria com outras três organizações – formada pelas Fundações Brava e Lemann e Instituto Humanize -, que buscam, a partir da construção de um modelo inovador de cocriação e investimento compartilhado, transformar radicalmente o Brasil, por meio do fortalecimento das lideranças do governo e da sociedade civil.

João Modena

Analista de Projetos e Relações Institucionais

Bacharel em Relações Internacionais pela UFRRJ/UFRJ. Tem experiência no terceiro setor e governo, tendo trabalhado com Comunicação no Mapa Educação e com Política Doméstica e Externa no Ministério das Relações Exteriores do Governo do Reino Unido. É designer, tem paixão por políticas públicas e estuda gênero e sexualidade como temas transversais nas Relações Internacionais.

Na República.org, trabalha com gerenciamento de programas e portfólios voltados para profissionais públicos e é responsável pelo relacionamento institucional com organizações e governos Brasil e mundo afora. Acredita na educação pública como uma poderosa ferramenta de transformação social e luta por uma sociedade menos desigual, mais inclusiva, livre e democrática.

Rafaela Rossi

Analista de Projetos

Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-Rio, Rafaela Rossi trabalhou como voluntária em direito e no terceiro setor, além de ter ocupado a presidência do comitê local da AIESEC, maior organização estudantil do mundo.

Vanessa Campagnac

Vanessa Campagnac

Gerente de Projetos

Vanessa Campagnac é graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência em pesquisa social há quase vinte anos, com foco em gestão pública, participação social e políticas públicas setoriais, tendo atuado como pesquisadora por mais de dez anos no Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ).

Conselho Diretor 2021

O preparo e competência dos membros do nosso Conselho Diretor guiam nossas tomadas de decisões para que sejam sempre efetivas.

Alessandra Orofino Conselho Diretor Republica org

Alessandra Orofino

Executiva do terceiro setor, ativista, diretora, produtora e escritora com vasta experiência em mobilização de pessoas. Foi membro-fundadora da agência nova-iorquina Purpose, que trouxe para o Brasil antes de co-fundar o NOSSAS. Foi curadora do blog Agora É Que São Elas, colunista da Folha de São Paulo e palestrante do TED Global. Atualmente dirige o programa de jornalismo satírico Greg News, na HBO, e é fellow da Obama Foundation. Alessandra é formada em Economia e Direitos Humanos pela Columbia University.

Carlos Affonso Conselho Diretor Republica org

Carlos Affonso

Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Direito Civil na UERJ. Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio). Pesquisador afiliado ao Information Society Project, Yale Law School. Professor visitante da Universidade de Ottawa.

Eloy Oliveira Conselho Diretor Republica Org

Eloy Oliveira

Eloy Oliveira é advogado formado pela UFMG, Mestre em Administração Pública pela Universidade de Columbia (EUA) e Doutorando em Políticas Públicas na Universidade do Texas (EUA), onde também é fellow e pesquisador no Strauss Center for International Security and Law.

Eloy dirigiu o República.org desde sua criação, em 2016, até  2021, quando passou a integrar seu Conselho Diretor. Eloy é Co-criador do Prêmio Espírito Público. Ele tem mais de uma década de experiência trabalhando com Governos ocupando posições dentro e fora da Administração Pública.

Francisco Gaetani Conselho Diretor Republica org

Francisco Gaetani

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciência Política e mestrado em Políticas Públicas pela London School of Economics. No Ministério do Planejamento (MP), Gaetani ocupou os cargos de secretário-executivo, secretário-executivo adjunto e secretário de Gestão. Ele também já foi secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na Enap, atuou como diretor de Formação. Gaetani também trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tendo ocupado, entre outros, o cargo de coordenador-geral no Brasil. Desempenhou, ainda, as funções de diretor da Escola de Governo de Minas Gerais – Fundação João Pinheiro; assessor de Planejamento Acadêmico da UFMG; assessor de Planejamento da Companhia Vale do Rio Doce; e gerente de Projetos da Secretaria de Estado de Trabalho e Ação Social do Estado de Minas Gerais. É também professor licenciado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Guilherme Coelho

Fundador do Instituto República (República.org) em 2016, com o objetivo de promover excelência no serviço público brasileiro apoiando formação continuada, reconhecimento e construção de conhecimento sobre capital humano em governos – e com a ajuda das artes e do audiovisual. 

Guilherme Coelho nasceu no Rio de Janeiro e estudou economia, cinema-documentário e teatro. Em 2003, junto com Nathaniel Leclery, fundou a Matizar Filmes para produzir documentários independentes sobre questões contemporâneas brasileiras. Seus documentários longa-metragem “Fala Tu” e “PQD” foram exibidos em festivais pelo mundo, incluindo Festival de Berlim, Cinéma Du Réel, Internacional de Miami, Festival do Rio e Mostra de São Paulo. Na Matizar, ele produziu “Jogo de Cena” e “Moscou” de Eduardo Coutinho, um mentor e figura inspiradora para Guilherme e para uma geração de pessoas no audiovisual. Em 2015, Guilherme participou do Talent Campus do Festival de Berlim e estreou no cinema de ficção com “Órfãos do Eldorado”. Escrito, produzido e dirigido por Guilherme, o filme é inspirado no romance homônimo de Milton Hatoum. Atualmente, Guilherme prepara um segundo longa-metragem de ficção, “Neuros”, e conclui  um documentário sobre pessoas em recuperação de longo prazo de álcool e drogas.

Humberto Martins Conselho Diretor Republica Org

Humberto Martins

Doutor em Administração (EBAPE/FGV), Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ENAP) e Bacharel em Administração (UnB). É professor da Fundação Dom Cabral, do IDP e do MLG e de escolas de governo no Brasil e exterior. Atua também como conselheiro de empresas e ONGs. Nos últimos 35 anos tem combinado atividades acadêmicas (EBAPE, EAESP, UnB, ENSP/França, York University/Canada e LSE/UK) com posições no setor público (Ministério da Administração e Reforma do Estado, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério da Fazenda e Presidência da República) e consultoria (ONU, Banco Mundial e Instituto Publix, onde atuou em iniciativas referenciais de transformação da gestão pública, dentre as mais de 250 nas quais colaborou).

João Domingos Conselho Diretor Republica org

João Domingos

Leticia Picolotto Conselho Diretor Republica Org

Letícia Piccolotto

Presidente Executiva da Fundação BRAVA (www.brava.org.br) e fundadora do BrazilLAB – primeiro hub de inovação GovTech que conecta startups com o poder público. Formada em Relações Internacionais e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui também especialização em Liderança pela Harvard Business School e em administração pública pela Harvard Kennedy School. Atuou nos últimos 20 anos em diferentes organizações como o Banco Goldman Sachs, o Instituto Empreender Endeavor, a Fundação Bloomberg e o Centro de Liderança Pública (CLP). Letícia é colunista do JOTA (www.jota.info) e do UOL (https://govtech.blogosfera.uol.com.br), compõe o Conselho Consultivo do Programa Mulheres na Ciência e Inovação, desenvolvido pelo Museu do Amanhã em parceria com o British Council,  e atua como palestrante em temas relacionados ao Empreendedorismo, Liderança Feminina e Tecnologia.

Renata Vilhena Conselho Diretor Republica Org

Renata Vilhena

Professora Associada da Fundação Dom Cabral desde janeiro de 2015. Integra o Grupo de Especialistas formado por quatro organizações do terceiro setor – Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org que tem como objetivo construir os pilares e prioridades para gestão de pessoas no setor público brasileiro. É autora de diversas publicações nacionais e internacionais relativas à gestão pública. Foi Secretária de Estado de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais de 2007 a 2014, graduada em Estatística pela UFMG, participou do Programa de Gestão Avançada da Fundação Dom Cabral – PGA, é Especialista Lato Sensu em Gestão Pública e Legislação Urbana pela Universidade Cândido Mendes – Minas Gerais e Doutora Honoris Causa pela Unimontes. Como Secretária de Planejamento e Gestão, também ocupou a presidência da Câmara de Coordenação Geral, Planejamento, Gestão e Finanças. Nessas funções, foi responsável pela coordenação e integração das decisões estratégicas de governo, e também pela Política de Gestão de Pessoas do Estado. Servidora pública estadual de carreira da Secretaria de Planejamento e Gestão desde 1985 até 2016, ocupou vários cargos gerenciais nessa Pasta e no Governo Federal. Neste último, no período entre 1999 e 2002, foi Secretária Adjunta de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sendo Gerente do Programa “Redução de Custos nas Aquisições de Bens, Obras e Serviços”, cujo principal marco foi a criação e implantação da modalidade de licitação Pregão, inclusive por meio eletrônico. A partir de 2003, participou ativamente da concepção e da implementação do novo modelo de gestão em Minas Gerais denominado “Choque de Gestão”.

Ricardo Henriques Conselho Diretor Republica Org

Ricardo Henriques

Superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação, entre 2004 e 2007, e Secretário Executivo do Ministério de Assistência e Promoção Social, entre 2003 e 2004, quando coordenou o desenho e a implementação do programa Bolsa Família.

Roseli Faria Conselho Diretor Republica Org

Roseli Faria

Economista (FEA/USP) e vice-presidente a ASSECOR – Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento. Atualmente, é analista de planejamento e orçamento em exercício no Ministério da Cidadania, tendo sido coordenadora de Temas de Infraestrutura e coordenadora-geral de Planejamento no antigo Ministério do Planejamento. Também atuou no setor privado na área de planejamento financeiro.

Rudinei Marques Conselho Diretor Republica Org

Rudinei Marques

Doutor em Filosofia, presidente do Forum das Carreiras de Estado – Fonacate.

Vera Monteiro Conselho Diretor Republica Org

Vera Monteiro

Professora da FGV Direito SP e da Sociedade Brasileira de Direito Público. Doutora em Direito pela USP e Mestre em Direito pela PUC/SP. Advogada com atuação na área de direito público e regulação. Membro do Movimento Pessoas à Frente.

Estatutos e Políticas

Aqui, você conhece melhor nossos Estatutos e Políticas. Para saber ainda mais, é só falar com a gente.

  • Código de Conduta Ética

    O Código de Conduta Ética é parte do nosso programa de integridade, explica os padrões e responsabilidades éticas e legais que devem orientar nossas atividades e condutas, e apresenta os nossos valores e os princípios que regem as atividades do Instituto República.
    Visualizar documento arrow_right_alt
  • Política de Compras e Relacionamento com Fornecedores

    Este documento tem a finalidade de estabelecer diretrizes e orientações institucionais para a aquisição de bens e serviços pelos Instituto República, garantindo a eficiência na utilização dos recursos, transparência e segurança das transações.
    Visualizar documento arrow_right_alt

Parceiros

ENAP
SEBRAE
Believe Earth
Banco Interamericano de Desenvolvimento
Casa Fluminense
CLP
Columbia Global Centers
COPPEAD UFRJ
Ensina Brasil
Fundação Dom Cabral
FONACATE
Hertie School
HUMANIZE
Ibrapp
Instituto Clima e Sociedade
Instituto Igarapé
Instituto Ayrton Senna
JPAL
Fundação Lemann
MBA Empresarial
MBC
OCDE
Sociedade Brasileira de Direito Público
Instituto Sou da Paz
Todos Pela Educação
Vetor Brasil
Intuite.se