Colaboração se concentra na capacitação de servidores públicos

Foto: Divulgação/Hertie School

Mais cinco anos de bolsas de estudos para servidores públicos brasileiros numa das mais modernas escolas internacionais de gestão pública. Esse é o resultado da nova parceria firmada entre a alemã Hertie School e o República.org, instituto brasileiro voltado para o apoio a projetos de modernização e valorização do serviço público. Os candidatos às bolsas participarão de programas concetrados em gestão estratégica de recursos humanos, para a formação de líderes.

A parceria da Hertie School com o República.org resultou recentemente no lançamento de um novo certificado em “Gestão Estratégica de Recursos Humanos”. Saiba mais sobre o novo certificado e confira o depoimento dos participantes aqui.

Entre 24 de maio e 11 de junho, 49 líderes do setor público do Brasil participaram de um treinamento prático neste programa. O trabalho conjunto entre as duas instituições vem desde 2019 e envolve bolsas para formação executiva on-line, para cursos na própria escola e para pesquisas, além de intercâmbio de pesquisadores. Atualmente, 13 alunos do Brasil estão em pós-graduação na Hertie, com o apoio do República. Para o ano acadêmico de 2021-2022, há 3 novos bolsistas no mestrado em políticas públicas.

“Estamos muito animados com a nossa conexão com a Hertie School. Em pouco tempo, a escola assumiu um papel de liderança na Europa na área de políticas públicas e se tornou um centro de especialização”, diz Eloy Oliveira, membro do Conselho do Republica.org. “Temos um grande compromisso com a excelência no serviço público. Agora nossa parceria é mais forte e inclui cursos personalizados, pesquisa conjunta e intercâmbio de pesquisadores.” 

O presidente interino da Hertie, Mark Hallerberg, se diz entusiasmado em expandir e aprofundar a relação com o República.org. “O objetivo é equipar os servidores públicos com as habilidades que eles precisam para recrutar, reter e liderar equipes em tempos de crescente incerteza e complexidade, permitindo que enfrentem questões tanto em nível local quanto no global.” 

A ampliação da parceria recebeu o apoio público do embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms. “A cooperação contribuirá significativamente para uma boa governança e um futuro sustentável. Estou ansioso para ver o impacto que essas duas organizações renomadas terão juntas”, disse o embaixador.

Já o embaixador brasileiro na Alemanha, Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, disse que a excelência do serviço público “não é apenas uma exigência para o melhor funcionamento das instituições estatais e o contínuo aperfeiçoamento da governança pública e da democracia, mas é fundamental também como fator agregador da nação”. A parceria entre o República.org e a Erthie, segundo ele, “fortalece esse processo e a tradicional compreensão e cooperação entre Brasil e Alemanha”.   

A Escola Hertie, em Berlim, prepara profissionais de excelência para cargos de liderança no governo, nos negócios e na sociedade civil. Oferece programas de mestrado, educação executiva e doutorado, além de pesquisas de destaque. Foi fundada em 2003 pela Fundação Hertie, maior financiadora, e é credenciada pelo Estado e pelo Conselho Alemão de Ciência. www.hertie-school.org