Servidores públicos de todas as esferas e regiões do Brasil têm até 15 de janeiro para inscrever projetos inovadores
Os profissionais municipais, estaduais e federais que desejam ampliar a visibilidade de iniciativas transformadoras no setor público podem se inscrever até 15 de janeiro de 2024 para o 6º Prêmio Espírito Público (PEP).
Maior iniciativa de valorização do serviço público no Brasil, o PEP é aberto a servidores ou empregados públicos celetistas com no mínimo cinco anos de atuação no setor.
A Educação figura entre as sete áreas contempladas nesta edição do evento, que oferece aos vencedores reconhecimento nacional e a chance de desenvolvimento profissional contínuo. Cada projeto laureado receberá também um prêmio em dinheiro.
A importância da Educação para o desenvolvimento social e econômico é indiscutível, uma vez que ela influencia diretamente no progresso individual e coletivo, na igualdade de oportunidades e na construção de um futuro mais promissor para a população.
De acordo com informações compiladas pela plataforma República em Dados, a Educação pública atende atualmente 84% dos alunos dos ensinos fundamental e médio no país.
Conheça os temas da categoria Educação no Prêmio Espírito Público:
— Estratégias para o acesso e a permanência na Educação
— Estratégias para reduzir o abandono e a evasão escolar, especialmente no período pós-pandemia
— Estratégias de promoção e recuperação da alfabetização após a pandemia
— Políticas voltadas para alfabetização e Educação de Jovens e Adultos
— Reformas e políticas estruturais na área da Educação
— Melhoria da qualidade do ensino e implementação de novas abordagens para superar as desigualdades educacionais
Os participantes devem atentar-se aos critérios avaliativos do júri especializado, que busca projetos capazes de inspirar outros profissionais, impulsionar melhorias nos serviços públicos, encontrar soluções para desafios, articular diferentes agentes e áreas de políticas públicas, além de promover diversidade e representatividade.
Como participar
A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo site premioespiritopublico.awardsplatform.com. Ao acessar a plataforma, o candidato passa por etapas como o preenchimento do cadastro com dados pessoais e do projeto, além do formulário de Análise de Elegibilidade. Também é necessário anexar os documentos obrigatórios.
Reconhecimento
Além de conquistar visibilidade nacional, os projetos vencedores do Prêmio Espírito Público recebem R$ 10 mil em dinheiro. Os responsáveis por cada projeto também são convidados a ingressar na Rede Espírito Público, uma comunidade de desenvolvimento profissional na qual podem se conectar a outros servidores e participar de atividades de formação.
Importância à missão pública
Criado e organizado pela parceria Vamos, com o objetivo de valorizar servidores públicos e estimular o aperfeiçoamento dos serviços essenciais, o Prêmio Espírito Público já laureou mais de 80 profissionais e recebeu mais de 5 mil inscrições desde 2018. Na lista de vencedores, destacam-se tanto agentes da linha de frente quanto servidores de áreas estratégicas no setor público. O histórico completo da premiação está disponível no site premioespiritopublico.org.br.
Veja também como se inscrever em outras categorias:
— Desenvolvimento Social
— Gestão de Pessoas
— Gestão e Planejamento
— Meio Ambiente e Emergência Climática
— Saúde Mental de Adolescentes
— Saúde