Panorama de Gestão de Pessoas aponta caminhos para fortalecer o serviço público nos estados

Pesquisa avalia maturidade das políticas de gestão de pessoas e propõe estratégias para melhorar resultados

A efetividade do serviço público está diretamente ligada à qualidade da gestão de pessoas. No entanto, em muitos estados brasileiros, ainda faltam visibilidade e maturidade nos processos relacionados às políticas voltadas para servidores.

Para contribuir com estados e mudar esse cenário, a República.org criou o Panorama de Gestão de Pessoas (PGP), ferramenta de gestão que apresenta diagnósticos e orientações para gestores públicos interessados em fortalecer os processos de gestão de pessoas e, consequentemente, a entrega de serviços para a população.

O que é o Panorama de Gestão de Pessoas?

O PGP é uma pesquisa desenvolvida para avaliar a maturidade das políticas de gestão de pessoas em cinco dimensões:

  • carreiras;
  • seleção e ingresso;
  • gestão de desempenho;
  • gestão de desenvolvimento;
  • qualidade de vida no trabalho.

Esses pilares são fundamentais para criar um ambiente de trabalho mais adequado e possibilitar que servidores entreguem mais e melhores políticas públicas.

Como é feita a avaliação?

A partir da análise de um time de especialistas, com base em documentos e entrevistas, são atribuídas notas que variam de zero a três para medir o nível de maturidade das políticas e dos processos de gestão de pessoas no estado.

Por que o PGP é essencial para os estados?

Os gestores públicos enfrentam o constante desafio de equilibrar eficiência administrativa com impactos sociais. Além de diagnosticar problemas, o PGP dá direcionamentos práticos para melhorias. Com base nos resultados, os estados podem priorizar ações estratégicas, aumentar a qualidade dos serviços e melhorar a experiência tanto dos servidores quanto da população.

Além disso, a pesquisa oferece um relatório completo com análises, justificativas de cada indicador e sugestões de próximos passos.

Como funciona a aplicação do panorama?

O processo é dividido em três etapas:

1. Formalização: o estado interessado sinaliza interesse à República.org e recebe orientações sobre próximos passos;

2. Coleta de dados: a pesquisa é aplicada no órgão central de gestão de pessoas e em outras três secretarias que concentram o maior número de servidores estatutários. A coleta de dados abrange documentos comprobatórios e entrevistas com responsáveis por cada dimensão avaliada;

3. Entrega do relatório: em cerca de três meses, o estado recebe um relatório final, além de uma apresentação para lideranças e de apoio na definição de estratégias de atuação.

PGP é um serviço é gratuito

O Panorama de Gestão de Pessoas não tem fins lucrativos. Portanto, não há custo financeiro para os estados.

Já a dedicação necessária é de aproximadamente 15 horas para o órgão central e oito horas para cada órgão setorial, distribuídas em dois meses.

📧 Escreva para dados.pesquisa@republica.org e saiba mais.

Compartilhe:

Veja outros projetos

Eixos de projetos filtro

Iniciativa oferece capacitação estratégica em gestão de pessoas para servidores públicos

Iniciativa oferece rede de apoio para a capacitação de mulheres no serviço público, setor privado e terceiro setor

Iniciativa oferece bolsas de estudo para curso de curta duração e programas de mestrado, com objetivo de fortalecer competências em gestão de pessoas

Coalizão reúne diversos atores para transformar a administração pública por meio de uma agenda propositiva de gestão de pessoas e de lideranças

Projeto usa a criatividade artística para tornar o setor mais dinâmico, inclusivo e comprometido com o bem-estar social

Iniciativa reconhece inovação e impacto social em ações desenvolvidas por servidores públicos

Assine nossa newsletter e saiba tudo sobre serviço público e gestão de pessoas