Audiência pode acompanhar, a partir de 7 de março, notas técnicas e artigos inéditos sobre gestão de pessoas no setor público 

O doutor em economia José Celso Cardoso Junior, do Ipea, é um dos autores da República em Notas. Foto: Divulgação.

Na próxima terça-feira, 7 de março, a coluna República em Notas, iniciativa da República.org, volta a receber profissionais da administração pública no Brasil para discutir temas que estão impulsionando transformações na gestão de pessoas no setor. 

Lançada pelo instituto em 2022, a República em Notas busca inspirar um serviço público comprometido com os interesses do povo brasileiro, além de fomentar a construção de conhecimento sobre gestão e governança na esfera pública no país.

A primeira temporada do projeto, em 2022, contou com 42 autores, de diferentes áreas do serviço público, para a produção de mais de 70 notas técnicas e artigos voltados às políticas do serviço público e às práticas de gestão de pessoas no setor.

Na próxima safra, o público tem acesso a novos autores e abordagens, e à continuação de séries especiais. 

Um dos vencedores do Prêmio Espírito Público, o servidor federal Alex Cavalcante Alves recomenda ingredientes-chave para uma gestão eficiente. Ex-secretário estadual de saúde, Ricardo Oliveira compartilha suas experiências na gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) no Espírito Santo. Renata Bernardo, especialista em políticas públicas, explica como foram pensadas as competências do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de Minas Gerais.

Renata Giannini (doutora em estudos internacionais) e Igor Novaes Lins (doutorando em ciência política) analisam um estudo — produzido pelo Instituto Igarapé, em parceria com a República.org — que demonstra a importância do fortalecimento do serviço público para o controle democrático das instituições. O doutor em economia José Celso Cardoso Junior, servidor federal do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), examina os desafios do Estado para aperfeiçoar o planejamento governamental, a governança orçamentária e a gestão pública.

Esses são alguns exemplos do que está por vir. Clique aqui para acompanhar a República em Notas.

Inscreva-se na nossa newsletter