Sobre o Prêmio

A iniciativa nasceu para reconhecer e compartilhar trajetórias inspiradoras de profissionais públicos no nosso país.

Realizado pelas Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize, Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD) e República.org, o prêmio une, a cada edição, muita gente com a vontade de valorizar as pessoas que transformam a gestão pública.

Por quê?

O Prêmio Espírito Público existe para valorizar o profissional público, que se supera todos os dias para poder contribuir para um Brasil cada vez melhor.

São pessoas que podem impactar positivamente milhões de vidas — e essa força deve ser reconhecida sempre. Suas histórias de inovação, coragem e paixão têm o poder de inspirar a sociedade e de trazer novos talentos para o serviço público do país.

Com reconhecimento, a iniciativa dá visibilidade a boas práticas, trajetórias inspiradoras e uma nova visão sobre o profissionalismo público no Brasil.

Como funciona?

Profissionais públicos de todo o país podem se inscrever com suas contribuições realizadas no setor público para concorrer a um prêmio em dinheiro e uma jornada de aprendizado internacional. Desde que tenham pelo menos 10 anos de atuação no serviço público, profissionais de qualquer escalão e esfera podem se candidatar.

Composto por representantes do setor público, da academia, do terceiro setor, membros de organizações atuantes em cada categoria e os vencedores da edição anterior, o júri avalia as candidaturas em 4 dimensões:

  • Contribuições técnicas no campo de atuação
  • Contribuição para o desenvolvimento de outros profissionais públicos
  • Resultados entregues para a sociedade
  • Resiliência e superação de adversidades

Resultados

Cerimônia de premiação edição 2019: 18 profissionais premiados em 6 categorias de atuação
4.000

Inscritos

6

Categorias

3

Edições

180

Menções na imprensa em 2019

Foram alcançados mais de 4.000 inscritos em 6 categorias de atuação ao longo de 3 edições. Só em 2019, foram 18 profissionais públicos premiados por suas trajetórias de alto impacto, sem contar as mais de 180 menções na imprensa. E assim, o reconhecimento do setor público vai cada vez mais longe.

Organizadores

Fundação Brava
Fundação Lemann
República.org
Instituto Humanize
CONSAD