Enfermeira e profissional pública da Secretaria Estadual do Rio de Janeiro conta sobre seu trabalho durante do COVID-19 e, neste Ano Internacional da Enfermagem, pede mais valorização dos profissionais de enfermagem
Profissionais públicos do programa de liderança da Prefeitura do Rio, Líderes Cariocas, contam sua relação como moradores e funcionários da cidade.o
Ouvi a frase acima durante uma conversa em um evento sobre inovação com foco em governo quando disse que a minha palestra seria sobre o uso do design thinking em um projeto do órgão público onde eu trabalho. Motivados pela surpresa da pessoa, que trabalhava na iniciativa privada, outras pessoas também se manifestaram dizendo que também usavam a abordagem em seus órgãos públicos e empresas públicas. Isto foi em 2018.
Confira a matéria do Jornal Britânico The Guardian sobre violência doméstica e o programa de reabilitação da polícia civil para homens violentos no Espírito Santo – “Homem que é Homem”, do qual faz parte uma das finalistas do Prêmio Espírito Público, na categoria Segurança Pública, a servidora Gracimeri Gaviorno.
Em entrevista para o The Guardian, Gaviorno fala do problema da cultura machista no país e dos diversos avanços que o programa vem obtendo desde sua criação.
Desde 2018 tenho pensado em respostas para essa pergunta.
Não que seja possível encontrar uma ou duas respostas objetivas para o tema.
Pelo contrário, nesse caso é importante dar lugar a experimentação, ao desconhecido, aos erros e aos aprendizados que se sobrepõe a cada experiência.
Neste mês de março em que, mundialmente, celebra-se os avanços e conquistas das mulheres, convidamos algumas gestoras públicas brasileiras para responder a seguinte pergunta: Como é ser uma liderança feminina no setor público?