Neste mês de março em que, mundialmente, celebra-se os avanços e conquistas das mulheres, convidamos algumas gestoras públicas brasileiras para responder a seguinte pergunta: Como é ser uma liderança feminina no setor público?
Campanha debate a questão racial no setor público e realiza fórum com Wania Sat’ana, Nilcemar Nogueira e Diogo Santos
A luta e a vivência da comunidade LGBTQ+ já estão consolidadas e pautadas pela tomada de direitos básicos. E um desses direitos é a oportunidade de ter um trabalho digno que possa proporcionar a liberdade para ser quem se é e causar impacto de forma virtuosa.
Visando aprofundar nessa temática, foram convidados três jovens líderes da comunidade LGBTQ+ que estiveram ou ainda estão atuando na gestão pública, realizando impacto positivo no nosso dia a dia com a implementação de políticas públicas relevantes.
Maioria no serviço público brasileiro, as mulheres ainda sofram com a desigualdade de gênero quando o assunto é remuneração. No Brasil, o salário médio de uma funcionária pública é 25% menor que o dos homens. Levantamento da República.ORG com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2018 mostra também que elas são maioria em todas as faixas salariais, menos em uma: a mais alta. Entre os motivos está o chamado “teto de vidro”: a dificuldade de acesso aos cargos mais altos, que pagam mais.
Hoje é dia das professoras e professores, por isso, resolvemos reconhecer a trajetória fascinante de Pamella Billig Mello. Seu empenho em prol da educação foi reconhecido junto com outros 17 profissionais públicos que transformam positivamente a vida das pessoas em seis diferentes categorias no Prêmio Espírito Público 2019.
Ouvi a frase acima durante uma conversa em um evento sobre inovação com foco em governo quando disse que a minha palestra seria sobre o uso do design thinking em um projeto do órgão público onde eu trabalho. Motivados pela surpresa da pessoa, que trabalhava na iniciativa privada, outras pessoas também se manifestaram dizendo que também usavam a abordagem em seus órgãos públicos e empresas públicas. Isto foi em 2018.