“A construção de um Estado para o século XXI” marca estreia do instituto como colaborador de obras voltadas à governança pública

Publicado em 14 de dezembro de 2022

Os especialistas Francisco Gaetani (à esq.) e Miguel Lago. Fotos: Divulgação.

Nesta quinta-feira (15), em Brasília (DF), o doutor em economia Francisco Gaetani e o cientista político Miguel Lago voltam a se reunir para debater temas compreendidos pelo livro “A construção de um Estado para o século XXI”, já disponível nas livrarias brasileiras.

Lançado pela editora Cobogó, em parceria com a República.org, o título ganha mesa redonda na Livraria Circulares, às 19h, com mediação da jornalista Adriana Fernandes, depois de pré-estreia na casa do instituto na Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, em novembro.

Ao longo de 256 páginas, o livro examina o funcionamento das instituições públicas e apresenta provocações e soluções para (re)construir e fortalecer o Estado brasileiro.

Em um chamado à ação dos profissionais da administração pública e da sociedade civil como um todo, os autores desmistificam o papel dos agentes públicos e da estrutura governamental, decifram, a partir de um panorama histórico, os principais problemas do Estado e compartilham ideias e proposições para o desenvolvimento do Brasil em diversas áreas.

Gaetani é ex-presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), coordenador do Mestrado Profissionalizante em Administração Pública da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e presidente do conselho consultivo da República.org. 

Lago é diretor-executivo do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e leciona na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia (EUA) e também na École d’Affaires Publiques de Sciences Po Paris (França).

Fundada em 2016, a República.org apoia e desenvolve iniciativas para melhorar a gestão de pessoas no serviço público em todo o país.

Lançamento de “A construção de um Estado para o século XXI”
Debate entre Francisco Gaetani e Miguel Lago, mediado por Adriana Fernandes, e sessão de autógrafos com os autores
15 de dezembro de 2022, quinta-feira, a partir das 19h
Entrada gratuita
Livraria Circulares — CLN 113, bloco A, loja 7, Brasília/DF