Nunca foi tão essencial, imprescindível e contemporâneo falar em antirracismo e isso, certamente nos remete a Nelson Mandela, que representa a imagem concreta de luta por justiça em um ambiente de extrema intolerância que vitimou milhões de negros na África do Sul.
Publicado em 19 de julho de 2020Silêncio. Momento de escuta. Quietude interna e externa para aumentar o grau de autopercepção. Momento de autorreconhecimento e autocuidado. Parada estratégica para repor as energias, colocar os pensamentos em ordem, identificar, acolher e ressignificar sentimentos. Perceber como está o corpo, fazer um alongamento e uma respiração profunda. Permitir-se um breve retrospecto das últimas 24 horas, avaliar o que funcionou e as oportunidades de melhoria, identificar em que momentos do dia a disposição esteve no auge. Ações que podem ser realizadas em menos de cinco minutos e que, com o tempo, nos conecta com a nossa essência, com nosso eu mais profundo e criativo, onde encontramos as respostas para as perguntas mais relevantes da nossa vida e onde nos fortalecemos.
Publicado em 20 de outubro de 2020A República.org acredita que governos importam. E que para transformarmos o Estado brasileiro é preciso começar por reconhecer e motivar as pessoas que nele trabalham.
Publicado em 1 de setembro de 2020Maioria no serviço público brasileiro, as mulheres ainda sofram com a desigualdade de gênero quando o assunto é remuneração. No Brasil, o salário médio de uma funcionária pública é 25% menor que o dos homens. Levantamento da República.ORG com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2018 mostra também que elas são maioria em todas as faixas salariais, menos em uma: a mais alta. Entre os motivos está o chamado “teto de vidro”: a dificuldade de acesso aos cargos mais altos, que pagam mais.
Publicado em 2 de novembro de 2020Sabemos que tudo o que o governo gasta vem dos impostos e taxas que pagamos. Conheça mais sobre o uso do dinheiro público…
Publicado em 20 de setembro de 2018Neste mês de março em que, mundialmente, celebra-se os avanços e conquistas das mulheres, convidamos algumas gestoras públicas brasileiras para responder a seguinte pergunta: Como é ser uma liderança feminina no setor público?
Publicado em 15 de março de 2020