Há 35 anos, a Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução nº 40/202, aprovou a criação do Dia Mundial do Habitat, a ser “comemorado” anualmente na primeira segunda-feira do mês de outubro. A ideia da criação da data se pautou na necessidade de que o mundo refletisse sobre o estado das cidades, do direito humano à moradia adequada e sobre a responsabilidade coletiva sobre o habitat das gerações futuras. Mudanças profundas ocorreram desde então, como o fim do bloco soviético, a ascensão da China como segunda economia global, o avanço da globalização e do processo de urbanização, resultando hoje em 55% da população mundial morando em cidades.
Publicado em 1 de outubro de 2020Maioria no serviço público brasileiro, as mulheres ainda sofram com a desigualdade de gênero quando o assunto é remuneração. No Brasil, o salário médio de uma funcionária pública é 25% menor que o dos homens. Levantamento da República.ORG com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2018 mostra também que elas são maioria em todas as faixas salariais, menos em uma: a mais alta. Entre os motivos está o chamado “teto de vidro”: a dificuldade de acesso aos cargos mais altos, que pagam mais.
Publicado em 2 de novembro de 2020A prestação do serviço público é das mais importantes atividades de uma sociedade ou de uma nação. Nenhum país, estado ou município funciona sem seu quadro de servidores públicos, responsáveis pelos diversos serviços colocados à disposição do cidadão.
Publicado em 4 de novembro de 2020Dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher
Publicado em 24 de novembro de 2019No dia 04 de fevereiro será lançada a sensível Pessoas Públicas, websérie com foco nas histórias de profissionais públicos brasileiros. Em um cenário de desesperanças e estigmas relacionados ao serviço público no Brasil o diretor, Luís Gustavo Ferraz, conta 12 histórias de profissionais fluminenses inspiradores, que revelam um serviço público para além dos estereótipos.
Publicado em 27 de janeiro de 2020A diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho têm sido pautas cada vez mais discutidas, principalmente no setor privado. Mais de 50% das grandes empresas e organizações (+1000 funcionários), em todo o mundo, possuem um grupo ou comitê interno de diversidade.
Publicado em 25 de junho de 2020