Iniciativa oferece rede de apoio para a capacitação de mulheres no serviço público, setor privado e terceiro setor
O programa Columbia Women’s Leadership Network in Brazil (Rede de Liderança Feminina da Columbia no Brasil, em tradução livre) se dedica a capacitar mulheres líderes no serviço público, setor privado e terceiro setor.
Lançado em 2018 pela Universidade Columbia, uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo, o programa tem formado uma rede diversificada de mulheres preparadas para liderar transformações no Brasil.
Com o apoio da República.org, a iniciativa, um marco na promoção da liderança feminina no país, investe na criação de espaços que permitem a troca de experiências, a elaboração de novas estratégias profissionais e a reflexão aprofundada sobre inovações e rupturas positivas nas organizações em que as participantes atuam.
Transformação da liderança feminina
A cada edição, o Columbia Women’s Leadership Network reúne profissionais de gestão pública, do terceiro setor e do setor privado de várias regiões do Brasil, com o objetivo de fortalecer habilidades de liderança, promover a troca de boas práticas e desenvolver estratégias inovadoras para enfrentar desafios no mercado de trabalho.
Na programação, estão workshops no Brasil e no campus da Columbia, em Nova York, módulos de treinamento estratégico, atividades de networking, mesas-redondas, seminários e sessões de mentoria. Todas as atividades são coordenadas pelo centro de estudos da Columbia no Rio de Janeiro (Columbia Global Centers Rio), em colaboração com a universidade.
Combate às desigualdades de gênero
O Columbia Women’s Leadership Network se diferencia pelo foco na capacitação feminina, uma abordagem que está ganhando crescente atenção internacionalmente. Ao fortalecer novos papéis de liderança feminina, o programa busca combater a desigualdade de gênero e as barreiras que impedem a ascensão das mulheres no ambiente de trabalho. Compreende-se que os desafios enfrentados pelas profissionais em suas carreiras exigem soluções que vão além da simples participação no mercado: demandam uma transformação cultural e institucional profunda.
Análises da plataforma República em Dados indicam que, no serviço público civil, as mulheres ocupam 6 em cada 10 posições. No entanto, elas ainda recebem, em média, 25% a menos que os homens. O apoio da República.org ao Columbia Women’s Leadership Network busca reverter essa realidade ao investir na liderança feminina, essencial para uma democracia robusta e para a construção de um serviço público equitativo, efetivo e respeitado.