Por Rithyele Dantas e Danyelle Fioravanti 
Republica.org

No dia 04 de fevereiro será lançada a sensível Pessoas Públicas, websérie com foco nas histórias de profissionais públicos brasileiros.  Em um cenário de desesperanças e estigmas relacionados ao serviço público no Brasil,  o diretor Luís Gustavo Ferraz conta 12 histórias de profissionais fluminenses inspiradores, que revelam um serviço público para além dos estereótipos.

“A websérie surgiu com histórias de vida e de trabalho. Como a vida das pessoas influencia o trabalho e vice-versa.  Não é a biografia de ninguém, é uma experiência de vida e uma experiência de trabalho que se iluminam mutuamente. Como uma conversa no banco de uma praça.”, comenta o diretor.

Em cada episódio, Ferraz  traz uma trama que aborda pelo menos um aspecto da vida pessoal e do trabalho dos profissionais públicos. Como Daniel Lima, que sofreu uma experiência de exílio, largando sua vida e seu violão por causa do trabalho. Ou como Jackelinne, que mesmo após sofrer uma anemia profunda, foi premiada por seu trabalho no serviço público.

São depoimentos originais de gente pouco associada à criação, mas que enfrenta desafios igualmente formidáveis. Histórias de profissionais públicos de diferentes municípios do Rio de Janeiro – como Mesquita, Volta Redonda, Carmo, Nova Iguaçu, Resende e Magé – que apontam caminhos não só para outros profissionais do estado e do país como um todo, mas para todos os interessados em inovação e criatividade.

Para quem olhamos como exemplo no serviço público? Temos muitos exemplos em diversas áreas, Steve Jobs, Anitta…Vamos olhar pra eles também, não é? São eles que trabalham para a vida de todos nós no espaço público. A democracia é um valor de todos os meus personagens, os governos passam, o Estado fica. E o Estado são essas pessoas. Sou fã de todos eles, se fosse pra ter um pôster no quarto, seria deles.”, destacou Luís Gustavo.

O produtor, Lucas Cortez, comenta que a série também busca mostrar que o serviço público é um caminho profissional com propósito “Talvez não um retorno de tanta riqueza, mas um caminho que vai trazer um outro benefício muito grande: o de ajudar muita gente. Então, na websérie, você tem exemplo de servidores públicos que estão fazendo um bem para o país.”, destacou Lucas Cortez

Os 12 episódios de Pessoas Públicas serão divulgados a partir do dia 4 de fevereiro, semanalmente, às terças e quintas no canal da Republica.org no Youtube.

Inscreva-se no canal e não perca nenhum episódio: https://www.youtube.com/republicaorg