Iniciativa é direcionada para acadêmicos e profissionais do setor público interessados em desenvolver, na Alemanha, pesquisa em políticas públicas ou ciências sociais

Visitas à escola internacional de governança ocorrem entre setembro e dezembro de 2022

Servidores públicos brasileiros, atuantes e residentes no país, têm até o dia 1º de julho (sexta-feira) para concorrer às novas bolsas de estudo da bem-sucedida parceria entre a República.org e a universidade alemã Hertie, uma das mais conceituadas do mundo na esfera da governança pública.

A estadia na escola, localizada em Berlim, é aberta a docentes universitários e novos doutores em Ciência Política, Economia ou Sociologia. Também são bem-vindos profissionais de governos ou de instituições públicas de pesquisa que comprovem experiência de relevância nas mesmas áreas. Grupos minoritários e ex-alunos da República.org estão no foco das bolsas.

Para participar, é preciso apresentar um plano de impacto e ter inglês avançado.

Por que estudar no exterior

Os selecionados têm a chance de aprofundar e promover o objeto de estudo ao lado de especialistas e da comunidade acadêmica e política da Hertie.

Nossos bolsistas ainda participam de atividades específicas, debates, eventos e palestras, ganham acesso à biblioteca e aos centros de estudo da escola, podem se filiar aos Centros de Competência, entram para o quadro de alunos do site da entidade, entre outros benefícios — tudo sob orientação de um membro-docente.

É possível estender as bolsas por até três meses. Elas estão disponíveis para o período de setembro a dezembro de 2022. A Hertie financia as passagens aéreas e a estadia dos estudantes em Berlim. Uma ajuda de custo de até 1 mil euros (cerca de 5 mil reais) é oferecida pela República.org — a definição do valor ocorre no processo de seleção.

Todas as outras despesas ficam a cargo do pesquisador visitante, como o seguro médico de viagem, ítem obrigatório para ingressar em território alemão. 

Entre os requisitos para as candidaturas, estão a entrega de uma carta de motivação. Veja a seguir os outros itens fundamentais para se inscrever. As propostas devem ser enviadas por e-mail para republica@republica.org, até o dia 1º de julho de 2022.

O que você deve anexar ao e-mail de candidatura:

  • Currículo;
  • Carta de motivação que informe com clareza o alinhamento entre o trabalho proposto e os campos de pesquisa da Hertie;
  • Um plano de impacto — com até uma lauda — que esclareça como a experiência na escola de governança servirá para o aprimoramento da pesquisa e/ou para a implementação das políticas sugeridas;

Critérios para a seleção:

  • Documentar no currículo publicações ou feitos acadêmicos recentes, ou comprovar ampla experiência profissional nos campos de pesquisa da Hertie;
  • Entregar um convincente plano de impacto, capaz de demonstrar a importância e sustentabilidade da estadia.

A República.org trabalha para melhorar a gestão de pessoas do serviço público no Brasil. A fim de promover a excelência no setor, apostamos em parcerias com algumas das mais respeitadas universidades do país e exterior. Saiba mais sobre o eixo formativo do instituto.