Coletânea reúne 63 autores em 37 artigos sobre tecnologia, diversidade, gestão de pessoas e os desafios do serviço público brasileiro
Em meio ao debate sobre a Reforma Administrativa, um livro que discute os rumos do Estado brasileiro chega às prateleiras. O segundo volume de República em Notas será lançado em Brasília, no dia 27 de agosto, às 19h, na Livraria Circulares (113 Norte).
O evento, com entrada gratuita, contará com uma conversa entre os organizadores do livro, mediada pela jornalista Adriana Fernandes.
Já no início do livro, o economista Bruno Carazza discute, em artigo inédito, como a influência de interesses privados sobre o setor público no Brasil pode ser comprometedora, gerando desigualdades e baixa eficiência econômica.
Organizada pela República.org e editada pela Cobogó, a coletânea reúne 37 textos de 63 autores — servidores públicos, acadêmicos e especialistas que atuam nos bastidores da administração pública. A proposta é examinar os principais impasses do Estado brasileiro e sugerir caminhos para transformá-los em políticas de longo prazo.

Diversidade, assédio e “teto de vidro”
A coletânea dá continuidade ao volume lançado em 2023 por Vanessa Campagnac e Gabriela Lotta, a partir de artigos originalmente publicados na coluna online República em Notas, criada pela República.org em 2022. O primeiro livro da série foi semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, um dos mais importantes da produção científica brasileira.
Nesta nova publicação, organizada por Ana Luiza Pessanha e Humberto Falcão Martins, com contribuições de Campagnac, os textos se estruturam em quatro blocos: a transformação do Estado, o uso de tecnologia, a promoção da diversidade e a modernização da gestão de pessoas.
Gestão de pessoas no centro da Reforma
Há artigos que discutem os avanços do governo digital, mas chamam também a atenção para entraves como a fragmentação de sistemas e a falta de padronização dos dados.
A diversidade ocupa o terceiro bloco, com foco nas barreiras enfrentadas por mulheres negras, nos casos de assédio institucional e na exclusão de grupos minorizados de posições de liderança. Os autores defendem ações afirmativas desenhadas de forma efetiva.
A última parte do livro trata da gestão de pessoas, eixo central da atuação da República.org. Os artigos defendem concursos mais modernos, planejamento estratégico da força de trabalho, gestão de desempenho, além de trazer experiências práticas, como índices inéditos para avaliar a qualidade das políticas de gestão de pessoas e da burocracia.
Serviço
Lançamento do livro República em Notas – Vol. 2
Bate-papo com os organizadores Ana Pessanha e Humberto Falcão Martins, com mediação de Adriana Fernandes (Folha de S.Paulo)
Quarta-feira, 27 de agosto de 2025, às 19h
Livraria Circulares — CLN 113, Bloco A, Brasília (DF)
Entrada gratuita