Acadêmicos e profissionais do setor público brasileiro podem se candidatar até 20 de outubro

O desenvolvimento de pessoas e instituições é um dos pilares da República.org, que há seis anos se dedica a melhorar o serviço público no país por meio da qualificação dos profissionais do setor. Com o objetivo de fomentar trabalhos de pesquisa em políticas públicas, o instituto, em parceria com a Hertie School, volta a oferecer bolsas para acadêmicos e servidores públicos brasileiros interessados em aperfeiçoar os estudos no exterior.

Na visita à Hertie, em Berlim, na Alemanha, os bolsistas contam com supervisão de um docente da universidade para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa, e têm a oportunidade de trocar experiências com pesquisadores do mundo inteiro. Durante o intercâmbio, os visitantes também participam de debates, palestras e seminários, ingressam nos centros de pesquisa e competência da entidade, e entram para o quadro de alunos do site hertie-school.org, para citar alguns benefícios.

QUEM PODE CONCORRER

O auxílio financeiro — que envolve passagens aéreas e estadia (custeadas pela Hertie), além de ajuda de custo no valor de mil euros (concedida pela República.org) — tem como público-alvo doutores recém-formados em Ciência Política, Sociologia ou Economia, membros de corpo docente universitário e profissionais experientes do setor público de todo o Brasil.

Com duração estimada em até três meses, as bolsas são voltadas para o período de fevereiro a maio de 2023

Atenção: o seguro saúde, item obrigatório para a entrada na Alemanha, fica a cargo dos bolsistas.

COMO SE CANDIDATAR

Só é possível se inscrever por e-mail. Os interessados devem encaminhar para o endereço inscricoes@republica.org:

— Currículo;

— Carta de motivação que elucide as conexões entre a pesquisa em desenvolvimento e áreas-chave de pesquisa da Hertie School;

— Plano de impacto sucinto (com até uma página) que apresente as contribuições da visita à Hertie para a pesquisa ou as políticas do candidato.

Fique atento: o prazo de inscrição é 20 de outubro (quinta-feira).

PROCESSO SELETIVO

A análise das candidaturas leva em consideração as realizações acadêmicas e publicações mais recentes mencionadas no currículo — ou uma experiência profissional de importância que esteja alinhada com pesquisas de campo da universidade — e também a relevância e sustentabilidade do impacto pretendido pelo plano do postulante.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato: republica@republica.org.

HISTÓRICO

Fundada em 2003 pela Fundação Hertie, a Hertie é a primeira escola profissional de políticas públicas da Alemanha. Em parceria com a República.org, a universidade, referência mundial em governança, oferta desde 2018 bolsas e cursos exclusivos para profissionais do setor público brasileiro — um acordo de cooperação que engloba dos programas de mestrado a uma certificação on-line em Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Foto: Divulgação/Hertie School.