Servidores públicos de todas as esferas e regiões do Brasil têm até 15 de janeiro para se inscrever
A 6ª edição do Prêmio Espírito Público (PEP) está com inscrições abertas e destaca, em 2024, iniciativas de preservação ambiental, conservação da biodiversidade, cumprimento de leis e regulações ambientais, conscientização sobre a importância da sustentabilidade e soluções inovadoras para lidar com eventos climáticos extremos.
Profissionais ligados ao Meio Ambiente têm até o dia 15 de janeiro para indicar projetos transformadores na área. Podem participar do PEP servidores municipais, estaduais e federais com pelo menos cinco anos de atuação no setor público.
A importância do Meio Ambiente no serviço público é fundamental diante dos desafios enfrentados pelo planeta. Hoje, as mudanças climáticas representam uma das maiores ameaças à estabilidade ambiental, social e econômica global.
Vital para a saúde dos ecossistemas, a proteção ambiental também garante condições de vida sustentáveis para futuras gerações.
Conheça os temas da categoria Meio Ambiente e Emergência Climática no Prêmio Espírito Público:
— Preservação, proteção e restauração do equilíbrio ecológico
— Planejamento, controle, monitoramento e fiscalização do uso dos recursos naturais
— Ação para reduzir os impactos e se adaptar à emergência climática
— Educação voltada ao meio ambiente
— Implementação de práticas agrícolas sustentáveis e baseadas na agroecologia
— Avanço em direção à transição energética e adoção de fontes renováveis de energia
— Desenvolvimento de tecnologias para diminuir o desmatamento
Os participantes devem atentar-se aos critérios de avaliação do júri especializado, que busca projetos capazes de inspirar outros profissionais, impulsionar melhorias nos serviços públicos, encontrar soluções para desafios, articular diferentes agentes e áreas de políticas públicas, além de promover diversidade e representatividade.
Como participar
A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo site premioespiritopublico.awardsplatform.com. Ao acessar a plataforma, o candidato passa por etapas como o preenchimento do cadastro com dados pessoais e do projeto, além do formulário de Análise de Elegibilidade. Também é necessário anexar os documentos obrigatórios.
Reconhecimento
Além de conquistar visibilidade nacional, os projetos vencedores do Prêmio Espírito Público recebem R$ 10 mil em dinheiro. Os responsáveis por cada projeto também são convidados a ingressar na Rede Espírito Público, uma comunidade de desenvolvimento profissional na qual podem se conectar a outros servidores e participar de atividades de formação.
Importância à missão pública
Criado e organizado pela parceria Vamos, com o objetivo de valorizar servidores públicos e estimular o aperfeiçoamento dos serviços essenciais, o Prêmio Espírito Público já laureou mais de 80 profissionais e recebeu mais de 5 mil inscrições desde 2018. Na lista de vencedores, destacam-se tanto agentes da linha de frente quanto servidores de áreas estratégicas no setor público. O histórico completo da premiação está disponível no site premioespiritopublico.org.br.
Veja também como se inscrever em outras categorias:
— Desenvolvimento Social
— Educação
— Gestão de Pessoas
— Gestão e Planejamento
— Saúde Mental de Adolescentes
— Saúde