Maior escola profissional de políticas públicas da Alemanha, a Hertie School junta forças com a República.org para um novo programa de intercâmbio voltado a fortalecer a capacitação de servidores e servidoras públicas do Brasil.

Podem participar acadêmicos e profissionais de destaque do setor público que tenham nascido ou residam no país, atuantes em qualquer campo de pesquisa em políticas públicas ou ciências sociais, capazes de desenvolver colaborações mútuas e frutíferas junto ao corpo docente da Hertie. 

A bolsa de estudos é o ponto-chave da cooperação entre as duas instituições de pesquisa e ensino.

Durante a visita à universidade, em Berlim, os selecionados realizam atividades de pesquisa, promoção e/ou networking que seguem seu próprio plano de impacto. Como parte da estadia, a Hertie promove um evento, palestra ou debate público focado nos visitantes, a fim de consolidar os laços com os agentes da comunidade de políticas públicas da cidade. 

Os bolsistas também podem participar dos chamados cursos de projeto da Hertie, em que um praticante e um integrante do corpo docente da escola se juntam em sala de aula.

Visitantes da República.org ainda usufruem de outros benefícios, como menção no site da Hertie, acesso à biblioteca da escola e uma mesa associada à instituição ou a um de seus centros de pesquisa. 

Um patrocinador docente, membro da Hertie, oferece suporte aos bolsistas da República.org, desde as ações de pesquisa até o acesso a uma rede de contatos do âmbito escolar, da comunidade acadêmica e das instituições públicas mais importantes de Berlim. 

Outra opção é se filiar a um dos Centros de Competência da Hertie — aqui, nossos bolsistas têm a chance de se aprofundar nas empreitadas colaborativas destes espaços, participando de eventos e contribuindo com as atividades de pesquisa, para dar alguns exemplos. Além disso, vários ciclos de atividades e seminários escolares são realizados independentemente dos Centros.

Elegibilidade

As inscrições para a visita à Hertie School têm como foco doutores recém-graduados (ou formações equivalentes) em ciências políticas, sociologia ou economia, membros de corpo docente universitário, funcionários do governo e/ou instituições de pesquisa que tenham alcançado uma experiência profissional compatível.

A Hertie tem especial interesse pela candidatura de mulheres, grupos minoritários e ex-alunos da República.org.

Duração do financiamento

  • Previsão de 3 meses (Janeiro a Março de 2022);
  • O período exato da bolsa é definido por uma comissão julgadora e dependente do projeto apresentado e da agenda de trabalho proposta pelo candidato;
  • Não há renovação nem prorrogação do subsídio.

Contribuição

Para as residências, as despesas de viagem e a hospedagem em Berlim ficam a cargo da Hertie. Já a República.org oferece uma ajuda de custo no valor de 1 mil euros. Não haverá outros apoios.

É obrigatório ter um seguro de saúde para entrar na Alemanha. Cabe aos bolsistas apresentar à Hertie uma apólice ou plano com contrato para todo período de permanência no país.

Requisitos a inscrição

  • Currículo;
  • Uma carta de motivação que aponte claramente como o trabalho do candidato dialoga com os principais campos de pesquisa da Hertie;
  • Um plano de impacto sucinto, de até uma lauda, que esclareça como a residência na Hertie aprofundará a pesquisa ou as políticas do futuro bolsista, e como as atividades realizadas na escola contribuirão para sua pesquisa ou suas políticas.

Todas as inscrições devem ser enviadas para o e-mail republica@republica.org. Não serão aceitas outras formas de candidatura. As inscrições terminam no dia 26 de outubro de 2021

Seleção

A Hertie fará a seleção com base nos seguintes critérios:

  • Nas realizações acadêmicas ou publicações recentes mencionadas no currículo em uma experiência profissional profunda e relevante relacionadas a um ou mais áreas da Hertie;
  • E em uma apresentação convincente acerca da importância e sustentabilidade do impacto planejado.

Informações adicionais

A convocatória está sujeita a restrições ocasionadas pelo avanço da pandemia de SARS-Covid-19 em Berlim e/ou no Brasil.

Se tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato pelo e-mail republica@republica.org.