Publicado em 24 de novembro de 2022

Os jornalistas Paulo Roberto Pires e Humberto Werneck participam de mesa dedicada a Carlos Drummond de Andrade na Casa República.org na Flip (RJ). Foto: Luciana Serra.

A Casa República.org estreou na Feira Internacional de Paraty (Flip), nesta quinta-feira (24), com plateia lotada para acompanhar os debates sobre o poeta e servidor público Carlos Drummond de Andrade, liberdade de expressão e democracia. 

A primeira mesa do dia foi composta pelo biógrafo Humberto Werneck e pelo jornalista Paulo Roberto Pires, mediada pela curadora da programação, a jornalista Daniela Pinheiro. Na discussão, os convidados fizeram um apanhado de histórias sobre a vida e a obra de Drummond, passando pela juventude do poeta em Itabira (MG) até os dias como servidor público. 

“Drummond fez parte do serviço público com a seriedade que fazia tudo mais. Ele não foi um funcionário qualquer”, afirmou Werneck. 

A conversa da segunda mesa, apresentada por Samambaia Filantropias, levantou debates sobre democracia, censura e expressão artística. O encontro reuniu o advogado e professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP) Pierpaolo Bottini, a atriz e ativista Manuela Llerena e o dramaturgo e diretor teatral Pedro Kosovski. 

“Esse público heterogêneo, com gente de todos os lados discutindo liberdade de expressão, é muito importante para que a gente possa compreender a dimensão do problema e pensar soluções concretas e efetivas”, ressaltou Bottini. 

A convite da República.org e com provocação da Samambaia Filantropias, o criminalista Pierpaolo Bottini, o dramaturgo Pedro Kosovski e a atriz Manuela Llerena falam sobre liberdade de expressão artística no Brasil. Foto: Luciana Serra.

Esse é o primeiro ano da República.org na Flip. A programação da Casa República.org vai até domingo (27), com mesas com diversos escritores que também são servidores públicos, como Itamar Vieira Jr., servidor do Incra e autor do aclamado Torto arado

A programação dos próximos dias também contará com mesas com biógrafos de escritores-servidores renomados, como Ivan Marques falando sobre João Cabral de Melo Neto. E, em parceria com a Casa Folha, a Casa República.org vai promover uma conversa entre a vencedora do prêmio Nobel em 2022 Annie Ernaux, ex-professora do ensino público, e o escritor Geovani Martins, ex-aluno de escola pública.

Governos importam: público assiste às atrações do primeiro dia de Casa República.org na Flip. Foto: Luciana Serra.

A Casa República.org também abrigará o pré-lançamento de duas obras que pensam o Estado e o futuro do país. O economista Francisco Gaetani e o cientista político Miguel Lago mostram ao público seu livro A construção de um Estado para o século XXI, uma parceria entre a Editora Cobogó e a República.org. Já o jornalista Plínio Fraga traz o primeiro capítulo de seu O Estado brasileiro — o jogo por justiça social, oportunidades e igualdade, que será publicado dentro da série Tirando de Letra, da Companhia da Letras, também em parceria com o instituto. Os lançamentos marcam a estreia da República.org como colaboradora de obras na temática da governança pública. 

Veja a programação completa, a seguir.

CASA REPÚBLICA.ORG NA FLIP

Sexta-feira, 25/11
15h30 — “Notas da repartição”: a escritora e servidora pública Mariana Salomão Carrara conversa com Paulo Werneck.
17h — Samambaia Filantropias apresenta “A gente não quer só dinheiro: o que se espera da futura reforma tributária”: o economista Rodrigo Orair e o tributarista Luiz Gustavo Bichara conversam com Clara Marinho.
19h — “Estado crítico, Estado criativo”: Plínio Fraga conversa com Francisco Gaetani e Larissa Guimarães.

Local: Casa República.org (r. Dona Geralda, 25).

Sábado, 26/11
10h30 — “Anos de vida pública”: o escritor e servidor público Itamar Vieira Junior conversa com Paulo Werneck.
12h30 — “Na hora do expediente”: o biógrafo Ivan Marques conversa com Paulo Roberto Pires sobre João Cabral de Melo Neto.
17h — “Contos da vida burocrática”: a escritora-servidora Paulliny Tort conversa com Plínio Fraga.
19h — “Reconstruindo o Estado no Século 21”: os autores Francisco Gaetani e Miguel Lago conversam com Alessandra Orofino.

Local: Casa República.org (r. Dona Geralda, 25).

Domingo, 27/11
10h — República.org e Folha de S.Paulo apresentam: “Um acontecimento”, conversa entre a vencedora do prêmio Nobel Annie Ernaux e o escritor Geovani Martins, com mediação de Rita Palmeira.

Local: Casa Folha (r. do Comércio, 8).