Voltado a servidores públicos premiados, debate integrou a programação da 5ª Imersão de Aprendizagem

Por Célia Costa, especial para República.org

Alessandra Benedito é conselheira nacional da OAB e professora. Foto: Douglas Shineidr.

Durante a palestra de encerramento da 5ª imersão de aprendizagem do Prêmio Espírito Público (PEP), promovido no Pestana Rio Atlântica (RJ) na última quinta-feira (26), a advogada Alessandra Benedito destacou a importância do evento ao afirmar: “Vocês têm nas mãos uma chave de transformação gigantesca”. 

Anna Venturini, representante do Ministério da Igualdade Racial, incentivou os servidores a considerarem a diversidade em suas ações profissionais. Helena Wajnman, diretora-executiva da República.org, elogiou os participantes do PEP, observando que eles foram desafiados durante os dois dias de imersão. “São pessoas que trabalham em vários setores e saem daqui instigadas a melhorarem o serviço público”, comentou. 

Alessandra, especialista em Direito Antidiscriminatório e Diversidade e Inclusão, ressaltou a importância da inclusão ao iniciar sua apresentação com uma áudio-descrição, uma medida essencial para garantir acessibilidade a todos os públicos. Durante o evento, foi discutida a necessidade de aprimorar a máquina pública.  

Anna Venturini é pesquisadora em ações afirmativas e equidade. Foto: Douglas Shineidr.

Venturini, diretora de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo, destacou a importância das ações afirmativas em várias formas, indo além das cotas. Ela mencionou políticas de bolsas, apoio a profissionais negros com deficiência e mulheres, entre outras estratégias. Ao encerrar, a profissional deixou um apelo aos servidores: “Que vocês sempre pensem na diversidade”.

O evento serviu como uma fonte valiosa de inspiração para os participantes, motivando-os a promoverem a diversidade e transformarem a máquina pública em prol de um serviço mais inclusivo e efetivo.

Inscreva-se na nossa newsletter