A boa gestão de profissionais públicos é central para a entrega de serviços públicos de qualidade para nossa população. Ao analisar as atuais práticas de atração, seleção, desenvolvimento e reconhecimento do capital humano do Estado brasileiro, identificamos a necessidade de atualização normativa e do marco legal.

Acreditamos que é possível construir uma agenda convergente de mudanças, que seja do interesse de todas as partes envolvidas: lideranças políticas, profissionais públicas e a sociedade brasileira.

Por isso, engajamos a sociedade civil e tomadores de decisão – do executivo, legislativo e do judiciário – para a construção de propostas convergentes e republicanas, alinhadas ao nosso propósito, de valorizar as pessoas do setor público.

Nos concentramos em:

  1. NA SOCIEDADE CIVIL, trazer à tona, diversificar e qualificar o debate público, formando coalizões e levando conhecimento técnico aos formadores de opinião; envolvendo atores-chave e grupos de relevância nas discussões, como entes subnacionais, sindicatos, especialistas e profissionais públicas;
  1. JUNTO AO PODER PÚBLICO, sensibilizar e qualificar os tomadores de decisão, disseminando compreensão do tema ao longo de todo o espectro político ao engajar com atores e atrizes de diferentes ideologias, entidades e níveis de atuação; e apoiando a regulamentação em diferentes níveis, oferecendo referências baseadas em evidências e de boas práticas internacionais;
  1. SEMPRE apoiar a construção de consensos e alinhamentos entre os diferentes grupos políticos, criando um ambiente de respeito mútuo e boa fé no debate público.

A República.org deseja dialogar com todos os envolvidos nessa construção. Caso saiba de alguma iniciativa ou tenha estes mesmos objetivos, vem com a gente aqui. 

O que já estamos fazendo

Na sociedade civil:

Apoio ao Movimento Pessoas à Frente por meio da VAMOS  - Transformar Lideranças no Setor Público e Terceiro Setor - e participação em sua estrutura de governança. Nosso time também compõem a secretaria executiva do Movimento e nossa liderança participa do Comitê de Governança.

Mantemos um diálogo constante com veículos de imprensa e com lideranças da sociedade civil dedicadas ao tema.

Junto ao poder público:

Interlocução com as quatro Frentes Parlamentares dedicadas ao tema de serviço público.

Apoio técnico e de comunicação estratégica à Frente Parlamentar Mista pela Reforma Administrativa, desempenhando o papel de secretariado executivo.

Apoio técnico e de comunicação estratégica à Comissão Especial para a Reforma Administrativa, com a redação de insumos legislativos, indicação de participantes para audiências públicas e preparação de insumos para artigos e entrevistas.Apoio à Secretaria de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados, junto ao Movimento Pessoas à Frente, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para realização da série de seminários "Jornada Governança Pública" para formação de parlamentares e suas assessorias

Promovendo consensos e alinhamentos entre os diferentes grupos políticos:

Promoção de formulação de propostas legislativas em conjunto entre os diferentes grupos parlamentares e grupos de interesse organizados, incluindo a agenda comum entre frentes.

Conheça todos os nossos eixos de atuação clicando aqui.