Com análises de 26 autores, coletânea mergulha nas complexidades e nos desafios do Estado brasileiro

Por Stella Tó Freitas

As organizadoras Gabriela Lotta e Vanessa Campagnac. Foto: Nina Quintana.

O livro República em Notas, projeto da República.org, ganhou lançamento na última quarta-feira (8/11) durante a Semana de Inovação, em Brasília.

Promovido na biblioteca da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o evento contou com lotação máxima e foi marcado por um bate-papo entre as organizadoras da obra, as doutoras em ciência política Vanessa Campagnac e Gabriela Lotta.

Vanessa é gerente de Dados e Comunicação da República.org e Gabriela, vice-presidente do conselho da organização, atualmente coordena o Núcleo de Estudos da Burocracia, da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Temas abordados no livro, como democracia, diversidade, orçamento público, burocracia, dados públicos, gestão de pessoas e valorização dos servidores, nortearam a conversa entre as especialistas.

Múltiplas perspectivas

República em Notas, um compilado de mais de 40 textos assinados por 26 autores, entre profissionais públicos, especialistas e acadêmicos brasileiros, surgiu da necessidade de diversificar a reflexão e o debate sobre a gestão pública no Brasil.

“Os textos têm uma linguagem muito simples, boa parte deles foi feita por servidores para servidores. A ideia é, justamente, influenciar o debate público e inspirar servidores que estão enfrentando obstáculos e que precisam inovar, com base na experiência de pessoas que já estão experimentando inovações”, afirmou Gabriela.

Gabriela Lotta e Vanessa Campagnac autografam livro durante lançamento na Enap. Foto: Nina Quintana.

A coletânea propõe uma análise profunda sobre o Estado, conectando conhecimentos empíricos e teóricos. Para Vanessa, o debate sobre a melhoria da gestão de pessoas no setor público é essencial para o país avançar na redução das desigualdades.

“Nós entendemos que não há outro caminho para superar ou para minimizar as desigualdades que não seja pelo serviço público”, ressaltou a gerente de Dados e Comunicação da República.org. “Por isso, a gente tem que valorizar esses servidores públicos que fazem políticas públicas todos os dias. Estamos sempre nessa missão de transformar essa cultura de gestão de pessoas para que o servidor público seja cada vez mais visibilizado, mais valorizado.”

Editado pela Cobogó, República em Notas é fruto da coluna online lançada pela República.org em 2022. “Estamos sempre buscando novas pessoas para escrever, para compartilhar esses conhecimentos que às vezes ficam engavetados na cabeça”, convidou Vanessa.

REPÚBLICA EM NOTAS
Editora Cobogó (424 páginas)
Organização — Vanessa Campagnac e Gabriela Lotta
Autores — Alex Cavalcante Alves, Ana Flávia Barros, Andréa Heloisa da Silva Soares, Audo Araújo Faleiro, Bárbara Cardozo, Cilair Abreu, Dolores Teixeira de Brito, Felix Lopez, Gabriela Lotta, Iara Alves, Igor Novaes Lins, Isabela Gomes Gebrim, Isabela Tramansoli, José Celso Cardoso Jr., Juliana Rocha Miranda, Maria Aparecida Chagas Ferreira, Marina Meira, Michael Cerqueira, Rafael Leite, Rafaela Seixas Fontes, Regina Luna Santos de Souza, Renan Magalhães, Renata Giannini, Vanessa Dolce de Faria, Victoria Lacasa e Virgínia Bracarense Lopes

Inscreva-se na nossa newsletter