People Analytics: rumo a uma abordagem estratégica da gestão de pessoas para o serviço público brasileiro

Publicado em: 6 de agosto de 2024

Pessoas são o recurso mais valioso, raro, difícil de imitar e de substituir em uma organização. Por mais que tradicionalmente as organizações tenham maior facilidade de investir em tecnologias, processos e infraestrutura, o que garante resultados corporativos diferenciados é o investimento multinível em pessoas. Essa lógica se aplica levando em consideração, principalmente, a natureza do vínculo dos servidores com o serviço público, já que a imensa maioria tem estabilidade e que o investimento nessas pessoas tem potencial escalável em termos de aprendizados e resultados.

Entretanto, historicamente, a gestão de pessoas, por ter baixa maturidade estratégica e analítica, implementa ações que são fragmentadas em amplitude e em profundidade: as práticas de gestão de pessoas no Brasil ainda estão defasadas quando consideramos os avanços mundiais na área. Majoritariamente, as unidades de Recursos Humanos no nosso país dedicam-se às atividades de manutenção de funções básicas de pessoal, tais como pagamento, aposentadoria, contratação, férias e outros direitos trabalhistas. Mas, infelizmente, esse foco estritamente operacional negligencia demandas tão importantes quanto a saúde mental, a realização profissional, a retenção de talentos e a segurança psicológica. 

Essa abordagem tem sido adotada porque comprova que investir em pessoas traz resultados sustentáveis às organizações.

No cenário mundial, o RH estratégico já se encontra ultrapassado, e a gestão de pessoas vem sendo orientada por evidências científicas por meio da implementação da moderna abordagem de People Analytics. Essa abordagem tem sido adotada porque comprova que investir em pessoas traz resultados sustentáveis às organizações e alavanca a promoção de uma cultura organizacional que toma decisões com base em evidências, centrada nas vocações e necessidades das pessoas. 

Assim, a organização se torna, ao mesmo tempo, mais analítica e mais humana. O aumento do interesse em People Analytics marca um ponto de amadurecimento da gestão de pessoas para além do RH estratégico, na medida em que trabalha para aumentar os resultados finalísticos das organizações, ao mesmo tempo que a qualidade de vida no trabalho dos seus servidores. Deste modo, a abordagem People Analytics fundamenta-se no desenvolvimento de uma mentalidade sistêmica, integrada, estratégica e analítica que propulsiona mudanças culturais e organizacionais intencionais nos locais de trabalho.

Essa é uma abordagem científica aplicada, que reconhece o valor único dos empregados e seu valor estratégico, adotando uma lógica relacional e uma orientação de gestão de pessoas que se compromete, simultaneamente, com os servidores e com os resultados organizacionais.

José Celso Cardoso Jr: técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atualmente é presidente da Associação dos Funcionários do Ipea e Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea (Afipea-Sindical).

Juliana Almeida: CEO da Minder People Analytics e Leading Expert do Projeto ‘Liderando Estrategicamente com People Analytics’, no MGI. Pôs-doutorado em liderança e people analytics pela Amsterdam Business School.

Mirian Bittencourt: Cientista de dados, Especialista em indicadores estratégicos de RH e Diretora do Observatório de Pessoal do Governo Federal.

A nota é de responsabilidade dos autores e não traduz necessariamente a opinião da República.org nem das instituições às quais eles estão vinculados.

Compartilhe:

Veja outras notas

República em notas filtro

Áreas setoriais

Publicado em: 9 de dezembro de 2025

Por: Tatiana M. A. Fonseca, Kelly Curitiba P.de C Queiroz

Áreas setoriais

Publicado em: 25 de novembro de 2025

Por: Tatiana M. A. Fonseca, Kelly Curitiba P.de C Queiroz, Camila de Souza Gomes

Temas transversais

Publicado em: 11 de novembro de 2025

Por: José Celso Cardoso Jr, Talitha Pedrosa

Temas transversais

Publicado em: 4 de novembro de 2025

Por: Ricardo de Oliveira

Temas transversais

Publicado em: 28 de outubro de 2025

Por: José Celso Cardoso Jr, Elisa Volker dos Santos, Antonio Fiuza de Sousa Landim, Vanessa Montiel Ventura

Temas transversais

Publicado em: 14 de outubro de 2025

Por: Alex Cavalcante Alves

Temas transversais

Publicado em: 30 de setembro de 2025

Por: Rafael Leite

Temas transversais

Publicado em: 16 de setembro de 2025

Por: Rafael Leite

Temas transversais

Publicado em: 2 de setembro de 2025

Por: Ricardo de Oliveira

Temas transversais

Publicado em: 19 de agosto de 2025

Por: José Celso Cardoso Jr, Andrea Maria Rampani, Eduardo Almas

Áreas setoriais

Publicado em: 5 de agosto de 2025

Por: Ricardo de Oliveira

Temas transversais

Publicado em: 22 de julho de 2025

Por: Alex Cavalcante Alves

Temas transversais

Publicado em: 8 de julho de 2025

Por: Alketa Peci

Temas transversais

Publicado em: 24 de junho de 2025

Por: Alexandre Gomide, Félix Lopez, Gabriela Lotta, Luciana Papi

Temas transversais

Publicado em: 10 de junho de 2025

Por: João Paulo Mota, Euciana Amanda de Azevedo Ferreira, Emmanuel Gonçalves e Silva

Assine nossa newsletter e saiba tudo sobre serviço público e gestão de pessoas