O projeto, que auxilia na amplificação da voz de profissionais públicos, acadêmicos e especialistas, acaba de alcançar a marca de 100 conteúdos publicados

Lançada há pouco mais de um ano, a coluna eletrônica República em Notas já reúne mais de 100 edições, todas disponíveis no site da República.org, e se consolida como arena de debate sobre a gestão pública brasileira e as políticas do setor. 

Até o momento, 59 participantes fizeram parte dessa iniciativa, incluindo gestores públicos de diversas áreas e níveis de governo, pesquisadores e especialistas em gestão e políticas públicas. “Contamos com uma rede de autores incríveis, especialistas em diversos temas, que nos brindam com excelentes análises e pontos de vista”, afirma Vanessa Campagnac, editora da República em Notas.

Vanessa, doutora em ciência política e gerente de Dados e Comunicação da República.org, também lidera a plataforma República em Dados, um novo projeto do instituto destinado a apoiar a gestão pública com dados e evidências sobre suas estruturas.

Múltiplas perspectivas

Na República em Notas, ela diz, “o objetivo é compor um mosaico de temas fundamentais para o funcionamento do Estado brasileiro, principalmente no que se refere à gestão de pessoas”.

Séries especiais da coluna apontaram, no ano passado, para a importância da diversidade no serviço público, em textos voltados aos desafios da implementação da Lei de Cotas, à evolução da inclusão de mulheres e pessoas negras na política externa e aos benefícios das políticas de representatividade na administração.

A República em Notas ainda chamou atenção para o papel dos servidores da linha de frente, a persistência da dominância autoritária no Estado, os fundamentos das compras públicas, o uso do dinheiro público, o avanço das práticas de valorização dos agentes, a gestão da saúde pública, a implementação de Inteligência Artificial no combate à corrupção e as ações do poder público para reparar a tragédia em Brumadinho.

“Sentimos que de fato estamos contribuindo para a qualificação e diversificação do debate sobre o serviço público e a gestão de pessoas nesse setor. Inclusive, textos publicados de forma inédita na coluna já viraram referências bibliográficas em cursos de diferentes áreas”, afirma Vanessa.

Nomes de peso

Em 2023, a República em Notas recebeu seu primeiro convidado internacional: Conrado Ramos. Um dos principais pesquisadores em gestão pública da América Latina e diretor do Escritório Nacional do Serviço Civil do Uruguai, o especialista escreveu sobre os obstáculos para o desenvolvimento de sistemas profissionalizados de alta direção pública na região.

Também de maneira inédita, a coluna abriu espaço para jornalistas, como Lucas Figueiredo, autor de três prêmios Esso, responsável por uma série — atualmente em cartaz — que traça um panorama da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

“Vejo a mescla de profissionais como algo que só contribui para a multiplicidades de olhares diante de temas tão complexos”, argumenta Vanessa.

A visão do Secretário

O doutor em administração pública Francisco Gaetani, Secretário Extraordinário de Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, é o autor da 100ª edição da República em Notas. Na coluna, ele defende que o projeto da República.org “vem dando sua modesta, porém consistente e acurada contribuição para que o país compreenda melhor os desafios da transformação do Estado”.

Discussões em torno de iniciativas internacionais para a melhoria da cultura organizacional no setor público, da influência das govtechs na transformação da gestão pública e da produção de dados sobre a população em situação de rua no Brasil estão previstas para as próximas edições da República em Notas. Clique aqui para acompanhar.

Inscreva-se na nossa newsletter